top of page
WhatsApp Image 2023-08-01 at 16.09.58 (1).jpeg

A Aldeia Betânia

Há 38 anos a Escola Aldeia Betânia tem como base o trabalho com os valores cristãos dentro de um ambiente acolhedor que respeita a singularidade de cada criança e valoriza o protagonismo infantil. A proposta curricular da Aldeia, está norteada pela Base Nacional Comum Curricular com práticas de metodologias ativas.

  • A Educação Infantil fundamentada na metodologia de Froebel proporciona um ambiente rico em estímulos que favorecem o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, afetivas e emocionais das crianças. Por meio de atividades lúdicas e interações, as crianças aprendem a explorar, criar e se relacionar, formando a base para um aprendizado contínuo e saudável.

  • O Ensino fundamental tem como encaminhamento metodológico a proposta socio-interacionista, que visa o desenvolvimento integral do aluno com ênfase nas competências e habilidades essenciais, promovendo conhecimentos em diversas áreas, preparando para a cidadania e continuidade dos estudos.

A ESCOLA QUE AMA E ENSINA

Proposta pedagógica

2 ANOS COMPLETOS, 3 ANOS COMPLETOS E 4 ANOS COMPLETOS

Percurso Pedagógico: PROJETOS

A Aprendizagem baseada em projetos é ativa e participativa e favorece as interações, os interesses coletivos, curiosidades dos alunos e a contextualização do conhecimento. Os projetos surgem a partir de uma questão, tarefa ou problema altamente motivador e envolvente de acordo com o interesse de cada turma e o tempo de duração também modificam de acordo com os assuntos. Os registros acontecem por meio de vivências significativas com fotos e produções das crianças. Na metodologia Froebeliana, as crianças são vistas como pequenas flores que precisam ser cuidadas e regadas para crescerem fortes e saudáveis e o professor “o jardineiro” que realizará toda mediação no processo de ensino-aprendizagem.

5 ANOS COMPLETOS, 1º ANO E 2º ANO

Percurso Pedagógico: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A transição entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Neste contexto o embasamento ocorre no que a criança sabe e é capaz de fazer, numa perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

3º ANO, 4º ANO E 5º ANO

Percurso Pedagógico: OFICINAS DE APRENDIZAGEM

Numa continuidade de uma abordagem sociointeracionista a aprendizagem acontece por meio de oficinas que visam o conhecimento por áreas específicas em diferentes ambientes. Espaços flexíveis e acolhedores, que favorecem a interação e a exploração, ajudam a manter os alunos motivados e comprometidos com seu processo de aprendizagem. A integração de saberes entre disciplinas ajuda a conectar conhecimentos e a desenvolver uma visão global, preparando-os para resolver problemas complexos de forma criativa

Período Integral

É fundamental que no Período Integral a criança tenha um horário livre onde possa “brincar” na Escola, seja com o grupo todo ou em pequenos grupos de acordo com suas preferências. O brincar é um dos pilares da construção de culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social específicas que estruturam relações das crianças entre si, bem como os modos pelos quais interpretam, representam e agem sobre o mundo.

FILANTROPIA

UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

A Escola Aldeia Betânia compõe uma das unidades educacionais da Irmandade Evangélica Betânia, uma associação CRISTÃ e FILANTRÓPICA, fundada em 1980 que opera em cinco frentes de atuação.

Ao fazer parte da Família Aldeia Betânia você contribui diretamente para ações mobilizadores.

  • Educação de 400 crianças em vulnerabilidade social;

  • Sustentabilidade;

  • Hospitalidade;

  • Desenvolvimento comunitário.

Conheça mais:

Relação de Parcerias celebradas com o Poder Público

Referência ARTIGO 11 da LEI 13.019/2014

Status

ieb_site_transparencia_2025_2.png
ieb_site_transparencia_2025_1.png
bottom of page