top of page
WhatsApp Image 2023-06-29 at 09.35.45 (2).jpeg

período integral

É fundamental que no Período Integral a criança tenha um horário livre onde possa “brincar” na Escola, seja com o grupo todo ou em pequenos grupos de acordo com suas preferências.O brincar é um dos pilares da construção de culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social específicas que estruturam relações das crianças entre si, bem como os modos pelos quais interpretam, representam e agem sobre o mundo.

Existem inúmeras possibilidades de incorporar a ludicidade na aprendizagem, mas para que uma atividade pedagógica seja lúdica é importante que permita a fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por parte das crianças, do contrário, será compreendida apenas como mais um exercício.

A construção de um vínculo afetivo entre os integrantes do grupo é fundamental para que o transcorrer das atividades ocorra de uma forma que não permita a permissividade, onde tudo é possível e todos os desejos da criança são atendidos. Ao professor compete a colocação dos limites que vão permitir a formação do grupo e a preservação de um clima de respeito e confiança. Isto favorece o estabelecimento de uma comunicação onde todos podem expressar seus sentimentos e opiniões com liberdade.

Ludicidade, afetividade, respeito... 

 

Assim é o trabalho no Período Integral da Escola!

bottom of page