A importância do “Movimento “Maker”


“Movimento Maker” ou “Cultura Maker”! Que contribuições essa nova cultura e esse movimento podem trazer para a educação?


Segundo texto informativo do SINEPE, editado na data de 21/09/2021, Maker é uma expressão inglesa que significa fazedor, realizador, criador. O movimento Maker, ou também chamado “mão na massa”, é uma das grandes tendências na educação e está começando a ser adotado por algumas instituições educacionais e professores.


Aqui na EAB o movimento Maker já faz parte do nosso cotidiano onde o aluno é estimulado a trabalhar atividades de forma colaborativa, desenvolvendo atividades em equipe.

A educação Maker está intrinsicamente vinculada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está em fase de implantação no Brasil, pois trabalha de forma integrada e simultânea aspectos cognitivos, socioemocionais, interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, favorece elementos como criatividade, autonomia, curiosidade, interesse, responsabilidade, reflexão e empatia. Os alunos aprendem, na prática, a respeitar, conviver e se relacionar com os diferentes, além de lidar melhor com suas próprias emoções. Passam a conhecer suas potencialidades, suas fraquezas e aprendem a lidar bem com elas. Aspectos como liderança, companheirismo, trabalho em equipe, cooperação, colaboração, empatia, são pontos fortes e observados e evidenciados no movimento Maker.


Segundo o informativo, o entusiasmo do aluno é um dos principais combustíveis para levá-lo à aceitação do erro e pelo despertar do interesse na compreensão de temas mais complexos e que exigem um nível maior de aprofundamento.


Nossa forma de atuar e ensinar está alicerçada na BNCC e aulas especiais como: Aldeia e Meio Ambiente (AMA) e de CEC (criar, explorar, compartilhar) – VIA MAKER que potencializam o movimento Maker, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, as áreas de conhecimento e os componentes curriculares essenciais para uma educação integral e de qualidade.


2022 será um novo momento e nós da Aldeia Betânia acreditamos no papel transformador da Escola potencializando habilidades, ajudando a superar desafios e principalmente formando cidadãos atuantes criativos e colaborativos!


Equipe EAB

Setembro/2021