top of page

AVISO - 15/04/2020


Curitiba, 15 de abril de 2020.



Senhores Pais e Responsáveis,


Queremos compartilhar algumas informações fornecidas recentemente. O cenário em meio a esta pandemia mundial continua confuso e os órgãos competentes estão, na constante busca, de medidas adequadas para orientar as escolas e as famílias. Ainda não recebemos a confirmação da data em que as escolas voltarão com as aulas presenciais.

Abaixo segue pontos importantes publicados Sinepe/PR na data de 14 de abril de 2020, alguns deles prezados e já realizados pela nossa Escola.


Aulas online contam como dia letivo? Conselho Nacional de Educação prepara documentos para orientar escolas.


Com a pandemia do Coronavírus, aulas foram suspensas em todo país. Diante desse cenário, as escolas tiveram que lidar com um grande desafio: como utilizar a tecnologia para continuar passando os conteúdos aos alunos. Com intuito de auxiliar as instituições de ensino, o Conselho Nacional de Educação (CNE) irá preparar uma resolução e um parecer sobre como aplicar a educação remota.

Segundo a conselheira do CNE, que está à frente da discussão das medidas, Maria Helena Guimarães de Castro o objetivo é que uma primeira versão das normas seja finalizada nos próximos dias para serem submetidas a consulta pública, ressalta:

• “Estados, municípios e conselhos [estaduais e municipais] estão tendo papel importantíssimo neste momento, que é inédito para Brasil e para o mundo. Ninguém sabe o que fazer”, diz a conselheira;

• “A grande dificuldade que o Brasil, assim como os demais países, está enfrentando é a situação imprevisível em uma área que não tem tradicionalmente a cultura do digital, do trabalho remoto ou da educação a distância. Isso é novo e complexo para quem está trabalhando com educação básica nas escolas públicas e particulares”;

Os documentos não deixarão de levar em conta as desigualdades do país. Assim irá considerar se as crianças têm acesso aos meios digitais e a internet. O documento irá esclarecer quais são os meios remotos pelos quais a escola poderá atuar. Eles vão desde a entrega física de materiais para as famílias e aulas pela TV e rádio às vídeo aulas transmitidas pela internet;

• Caso os materiais tenham sido disponibilizados, é importante pensar em que tipos de avaliação os professores poderão fazer para avaliar se os estudantes aprenderam o conteúdo na volta às aulas. “Momento extremamente delicado, muito sensível. Todos tiveram uma fase difícil de ruptura em relação ao cotidiano. Então, estamos chamando atenção para o acolhimento, que é muito importante, e para avaliações diagnósticas. Caberá às escolas e redes de ensino definir instrumentos de avaliação para ver até onde alunos conseguiram avançar”, explica Maria Helena.

O parecer e a resolução buscarão servir como orientações para as redes e como regulamentação da medida do governo federal que autorizou que as escolas tenham este ano menos que 200 dias letivos, desde que cumpram 800 horas de ensino.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecilia Motta, também defendeu que:

As escolas mantenham contato com as famílias e com os estudantes e que se esforcem para oferecer atividades, mesmo que não tenham a mesma qualidade das atividades presenciais e seja necessário repor as aulas. “É uma maneira de minimizar as perdas que teremos, porque teremos, não há dúvida disso”.

• De acordo com a Agência Brasil, no país, há suspensão de aulas em todos os estados para conter o avanço da pandemia do novo Coronavírus. A medida não é exclusiva do Brasil. No mundo, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que monitora os impactos da pandemia na educação, 188 países determinaram o fechamento de escolas e universidades, afetando cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 91,3% de todos os estudantes no mundo.

Estamos na constante busca para manter a qualidade da educação oferecida e principalmente para manter, mesmo à distância, o vínculo com as famílias e com todos os nossos queridos alunos!

Agradecemos, mais uma vez, pela compreensão e atenção disposta.



Equipe Pedagógica da Escola Aldeia Betânia

bottom of page