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15 - ATIVIDADES

CONFECÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA

PROFESSORA: DREICE

DIRECIONADO PARA TODAS AS TURMAS

  • ALÉM DA DIVERSÃO O JOGO DE MEMÓRIA TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, DA NOÇÃO ESPACIAL, DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA E O INCENTIVO À SOCIALIZAÇÃO;

  • PARA A CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA SERÁ NECESSÁRIO SEPARAR OS SEGUINTES MATERIAIS: FOLHA DE SULFITE, LÁPIS DE COR (GIZ DE CERA OU CANETA), TESOURA E UM LÁPIS DE ESCREVER;

  • A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR NO MOMENTO DO RECORTE, SE ACHAR NECESSÁRIO; RECORTAR A FOLHA EM DEZ QUADRADOS; CASO QUEIRA AUMENTAR A DIFICULDADE, USAR O DOBRO DE PEÇAS, SEMPRE DE ACORDO O NÍVEL DE CADA CRIANÇA;

  • O IMPORTANTE É USAR A IMAGINAÇÃO; VOCÊ PODERÁ FAZER FORMAS GEOMÉTRICAS, NUMERAIS, VOGAIS, DESENHOS, ENTRE OUTROS; AS PEÇAS PODEM TER IMAGENS IGUAIS OU CORRESPONDENTES, POR EXEMPLO: EM UMA PEÇA FAÇA O NÚMERO 7, NA OUTRA DESENHE SETE BOLINHAS;

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: CASO A SUA CRIANÇA NÃO QUEIRA DESENHAR NAS PEÇAS DO JOGO DA MÉMORIA, A FAMÍLIA PODERÁ IMPRIMIR OU DESENHAR UM PERSONAGEM FAVORITO DO SEU FILHO E PEDIR PARA A CRIANÇA COLORIR; LEMBRANDO SEMPRE DE INCENTIVAR POSITIVAMENTE.

BOA ATIVIDADE!

 

CONFECÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA

PROFESSORA: LILIANA

DIRECIONADO PARA TODAS AS TURMAS

  • O QUEBRA-CABEÇA É UM JOGO QUE DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO, ATENÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, CAPACIDADE COGNITIVA, PERCEPÇÃO VISUAL E ESPACIAL; ALÉM DE DESENVOLVER A HABILIDADE DE RECONTAR HISTÓRIAS E AS HABILIDADES DO PENSAMENTO, COMO: OBSERVAR, COMPARAR, ANALISAR E SINTETIZAR;

  • PARA A CONFECÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA SERÁ NECESSÁRIO OS SEGUINTES MATERIAIS: UMA FIGURA (VER SUGESTÕES NO VÍDEO), UM PAPEL QUE SEJA RESISTENTE (PAPEL CARTÃO, PAPELÃO, TAMPA DA CAIXA DE SAPATO), TESOURA E COLA;

  • APÓS A ESCOLHA DA FIGURA, CONVERSAR SOBRE O MOTIVO QUE LEVOU A CRIANÇA A ESCOLHER TAL IMAGEM, O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO DELA; A FAMÍLIA TAMBÉM PODERÁ EXPLORAR AS LETRAS INICIAIS DOS NOMES DAS FIGURAS DE ACORDO COM O CONHECIMENTO DA SUA CRIANÇA;

  • AUXILIAR NO RECORTE CORTANDO EM 4 OU MAIS PEÇAS (DE ACORDO O NÍVEL DA CRIANÇA);

  • INTERAGIR DURANTE A MONTAGEM DO QUEBRA-CABEÇA PARA ENRIQUECER O MOMENTO DE APRENDIZAGEM;

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: NO MOMENTO DA MONTAGEM GUARDAR OS MATERIAIS QUE JÁ FORAM USADOS NA CONFECÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA PARA EVITAR DISTRAÇÕES; A FAMÍLIA PODERÁ IMPRIMIR OU DESENHAR UM PERSONAGEM FAVORITO DA CRIANÇA.

BOA ATIVIDADE!

 

CONFECÇÃO DO JOGO MANCALA

PROFESSORA: JAQUELINE

DIRECIONADO PARA 4º E 5º ANO

Link da atividade do jogo on-line

  • O JOGO MANCALA TEM A CAPACIDADE DE ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS E MOVIMENTOS ROTINEIROS COMO SEGURAR, SOLTAR, MOVER E TRANSPORTAR OBJETOS;

  • PARA CONQUISTAR AS SEMENTES DO ADVERSÁRIO, O JOGADOR DEVE ELABORAR ESTRATÉGIAS, ASSIM COMO DEVE ESTAR ATENTO AO FATO DE QUE, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, SERÁ NECESSÁRIO PERDER SEMENTES PARA GANHAR OUTRAS EM SEGUIDA.

  • PARA A CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA SERÁ NECESSÁRIO SEPARAR OS SEGUINTES MATERIAIS: 1 CAIXA DE OVOS, 48 FEIJÕES (PEDRINHAS OU SEMENTES), 2 POTES DE PLÁSTICO;

  • O JOGO COMEÇA EM GERAL COM 4 FEIJÕES EM CADA CASA. SUA JOGADA CONSISTE EM ESCOLHER UMA CASA, RETIRAR SEUS FEIJÕES E DISTRIBUI-LAS PELAS OUTRAS CASAS, UMA POR UMA, NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. QUANDO VOCÊ PASSA POR UM RESERVATÓRIO, VOCÊ DEIXA UM FEUJÃO NELE COMO SE FOSSE UMA CASA NORMAL. MAS O RESERVATÓRIO DO ADVERSÁRIO VOCÊ PULA. VENCE O JOGO QUEM TIVER MAIS FEIJÕES.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR JOGANDO JUNTO COM A CRIANÇA E REFORÇAR AS REGRAS DO JOGO, SEMPRE QUE NECESSÁRIO. O JOGO ON-LINE É UMA OPÇÃO PARA O ALUNO QUE TIVER MAIOR FACILIDADE NESTA MODALIDADE.

BOA ATIVIDADE!

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