CONFECÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA
PROFESSORA: DREICE
DIRECIONADO PARA TODAS AS TURMAS
ALÉM DA DIVERSÃO O JOGO DE MEMÓRIA TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, DA NOÇÃO ESPACIAL, DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA E O INCENTIVO À SOCIALIZAÇÃO;
PARA A CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA SERÁ NECESSÁRIO SEPARAR OS SEGUINTES MATERIAIS: FOLHA DE SULFITE, LÁPIS DE COR (GIZ DE CERA OU CANETA), TESOURA E UM LÁPIS DE ESCREVER;
A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR NO MOMENTO DO RECORTE, SE ACHAR NECESSÁRIO; RECORTAR A FOLHA EM DEZ QUADRADOS; CASO QUEIRA AUMENTAR A DIFICULDADE, USAR O DOBRO DE PEÇAS, SEMPRE DE ACORDO O NÍVEL DE CADA CRIANÇA;
O IMPORTANTE É USAR A IMAGINAÇÃO; VOCÊ PODERÁ FAZER FORMAS GEOMÉTRICAS, NUMERAIS, VOGAIS, DESENHOS, ENTRE OUTROS; AS PEÇAS PODEM TER IMAGENS IGUAIS OU CORRESPONDENTES, POR EXEMPLO: EM UMA PEÇA FAÇA O NÚMERO 7, NA OUTRA DESENHE SETE BOLINHAS;
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: CASO A SUA CRIANÇA NÃO QUEIRA DESENHAR NAS PEÇAS DO JOGO DA MÉMORIA, A FAMÍLIA PODERÁ IMPRIMIR OU DESENHAR UM PERSONAGEM FAVORITO DO SEU FILHO E PEDIR PARA A CRIANÇA COLORIR; LEMBRANDO SEMPRE DE INCENTIVAR POSITIVAMENTE.
BOA ATIVIDADE!
CONFECÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA
PROFESSORA: LILIANA
DIRECIONADO PARA TODAS AS TURMAS
O QUEBRA-CABEÇA É UM JOGO QUE DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO, ATENÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, CAPACIDADE COGNITIVA, PERCEPÇÃO VISUAL E ESPACIAL; ALÉM DE DESENVOLVER A HABILIDADE DE RECONTAR HISTÓRIAS E AS HABILIDADES DO PENSAMENTO, COMO: OBSERVAR, COMPARAR, ANALISAR E SINTETIZAR;
PARA A CONFECÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA SERÁ NECESSÁRIO OS SEGUINTES MATERIAIS: UMA FIGURA (VER SUGESTÕES NO VÍDEO), UM PAPEL QUE SEJA RESISTENTE (PAPEL CARTÃO, PAPELÃO, TAMPA DA CAIXA DE SAPATO), TESOURA E COLA;
APÓS A ESCOLHA DA FIGURA, CONVERSAR SOBRE O MOTIVO QUE LEVOU A CRIANÇA A ESCOLHER TAL IMAGEM, O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO DELA; A FAMÍLIA TAMBÉM PODERÁ EXPLORAR AS LETRAS INICIAIS DOS NOMES DAS FIGURAS DE ACORDO COM O CONHECIMENTO DA SUA CRIANÇA;
AUXILIAR NO RECORTE CORTANDO EM 4 OU MAIS PEÇAS (DE ACORDO O NÍVEL DA CRIANÇA);
INTERAGIR DURANTE A MONTAGEM DO QUEBRA-CABEÇA PARA ENRIQUECER O MOMENTO DE APRENDIZAGEM;
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: NO MOMENTO DA MONTAGEM GUARDAR OS MATERIAIS QUE JÁ FORAM USADOS NA CONFECÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA PARA EVITAR DISTRAÇÕES; A FAMÍLIA PODERÁ IMPRIMIR OU DESENHAR UM PERSONAGEM FAVORITO DA CRIANÇA.
BOA ATIVIDADE!
CONFECÇÃO DO JOGO MANCALA
PROFESSORA: JAQUELINE
DIRECIONADO PARA 4º E 5º ANO
Link da atividade do jogo on-line
O JOGO MANCALA TEM A CAPACIDADE DE ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS E MOVIMENTOS ROTINEIROS COMO SEGURAR, SOLTAR, MOVER E TRANSPORTAR OBJETOS;
PARA CONQUISTAR AS SEMENTES DO ADVERSÁRIO, O JOGADOR DEVE ELABORAR ESTRATÉGIAS, ASSIM COMO DEVE ESTAR ATENTO AO FATO DE QUE, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, SERÁ NECESSÁRIO PERDER SEMENTES PARA GANHAR OUTRAS EM SEGUIDA.
PARA A CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA SERÁ NECESSÁRIO SEPARAR OS SEGUINTES MATERIAIS: 1 CAIXA DE OVOS, 48 FEIJÕES (PEDRINHAS OU SEMENTES), 2 POTES DE PLÁSTICO;
O JOGO COMEÇA EM GERAL COM 4 FEIJÕES EM CADA CASA. SUA JOGADA CONSISTE EM ESCOLHER UMA CASA, RETIRAR SEUS FEIJÕES E DISTRIBUI-LAS PELAS OUTRAS CASAS, UMA POR UMA, NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. QUANDO VOCÊ PASSA POR UM RESERVATÓRIO, VOCÊ DEIXA UM FEUJÃO NELE COMO SE FOSSE UMA CASA NORMAL. MAS O RESERVATÓRIO DO ADVERSÁRIO VOCÊ PULA. VENCE O JOGO QUEM TIVER MAIS FEIJÕES.
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR JOGANDO JUNTO COM A CRIANÇA E REFORÇAR AS REGRAS DO JOGO, SEMPRE QUE NECESSÁRIO. O JOGO ON-LINE É UMA OPÇÃO PARA O ALUNO QUE TIVER MAIOR FACILIDADE NESTA MODALIDADE.
BOA ATIVIDADE!