top of page

14 - ATIVIDADES

CIÊNCIAS – EXPERIÊNCIAS

PROFESSORA PATRICIA

DIRECIONADO PARA TODA A EDUCAÇÃO INFANTIL

PRIMEIRO PASSO PARA QUE UMA EXPERIÊNCIA DÊ CERTO, PARA OS PEQUENOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, É A PARTICIPAÇÃO DE UM ADULTO PARA O AUXÍLIO EM TUDO O QUE SE FIZER NECESSÁRIO.

ESTE VÍDEO DA TIA PATRICIA TRAZ QUATRO EXPERIÊNCIAS BEM SIMPLES, FÁCEIS DE REALIZAR E QUE AS CRIANÇAS VÃO AMAR!

  • CAI NÃO CAI – PARA ESTA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE UM COPO, ELÁSTICO, PAPEL SULFITE, UM PEDAÇO DE TECIDO VAZADO (COM MICRO FUROS) E ÁGUA;

  • INVERTENDO A IMAGEM – PARA ESTA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE UMA GARRAFA PET TRANSPARENTE COM ÁGUA E DESENHOS;

  • TEMPEROS E DETERGENTE – PARA ESTA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE UM PRATO, ÁGUA, CONDIMENTO (QUE PODE SER ORÉGANO) E DETERGENTE DE COZINHA;

  • BOLHAS DE SAL – PARA ESTA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE UM COPO, ÁGUA, AZEITE E SAL;

ESTAS ATIVIDADES SÃO SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE DOS PEQUENOS. NÃO É NECESSÁRIO QUE O ADULTO SE PRENDA EM TERMOS CIENTÍFICOS DE EXPLICAÇÃO. TUDO VAI DEPENDER DE COMO A SUA CRIANÇA DEMOSTRARÁ INTERESSE, CASO SEJA MAIORZINHA E DEMOSTRAR INTERESSE CIENTIFICO, VALE A PENA PESQUISAR E EXPLORAR TODOS OS PORQUÊS!

BOA ATIVIDADE!

 

​​

CIÊNCIAS – EXPERIMENTO: BONECO DE TRIGO

PROFESSORA AMANDA

DIRECIONADO PARA INFANTIL VI, 1º ANO E 2º ANO

  • INFANTIL VI - APÓS A CONSTRUÇÃO DO EXPERIMENTO, PEÇA PARA A CRIANÇA RELATAR COMO FOI PARA ELA REALIZAR A ATIVIDADE; PERGUNTE SE ELA PENSOU EM ALGUÉM E QUEM SERIA O BONECO DELA; É POSSÍVEL DIALOGAR TAMBÉM SOBRE DIVERSIDADE FÍSICA, CARACTERÍSTICAS MARCANTES DE CADA PESSOA, FORMAÇÃO SOCIAL, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS; A ATIVIDADE PODE FICAR EM EXPOSIÇÃO EM UM LUGAR DE DESTAQUE DA CASA.

  • 1º E 2º ANO – APÓS A CONSTRUÇÃO DO EXPERIMENTO, PEÇA PARA A CRIANÇA RELATAR COMO FOI PARA ELA REALIZAR A ATIVIDADE; PERGUNTE SE ELA PENSOU EM ALGUÉM E QUEM SERIA O BONECO DELA. É POSSÍVEL DIALOGAR TAMBÉM SOBRE DIVERSIDADE FÍSICA, CARACTERÍSTICAS MARCANTES DE CADA PESSOA, FORMAÇÃO SOCIAL, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS; A ATIVIDADE PODE FICAR EM EXPOSIÇÃO EM UM LUGAR DE DESTAQUE DA CASA. É IMPORTANTE REALIZAR UM RELATO SOBRE O QUE FOI EXPLORADO NA CONVERSA COM A CRIANÇA

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: CASO SEJA COMPLEXO TRABALHAR COM A CRIANÇA O USO DA FARINHA OU DO BALÃO, ESSES MATERIAIS PODEM SER SUBSTITUÍDOS PELA MASSA DE MODELAR CASEIRA, ARGILA, MASSA DE BISCUIT, CASO O REGISTRO DO RELATO FIQUE MAIS DIFÍCIL DE REALIZAR, FAÇAM UM PEQUENO VÍDEO COM A CRIANÇA OU ATÉ MESMO O ADULTO PODERÁ SER UTILIZADO COMO ESCRIBA.

BOA ATIVIDADE!

 

​​

CIÊNCIAS – EXPERIMENTO: DENSIDADE DA ÁGUA

PROFESSORA FERNANDA CORADIN

DIRECIONADO PARA ENSINO FUNDAMENTAL 3º, 4º E 5º ANO

  • REALIZAR O EXPERIMENTO DE ACORDO COM TUDO O QUE A PROFESSORA EXPLICAR NO VÍDEO.

  • PREENCHER A FICHA DE REGISTRO SOLICITADA PELA PROFESSORA NO LINK ABAIXO.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE TRAZER SEGURANÇA E ANTECIPAR A ATIVIDADE COM DIÁLOGO! É CERTO QUE TODOS GOSTARÃO DE REALIZAR ESSA ATIVIDADE. SE FOR DIFÍCIL DE REALIZAR O REGISTRO PRODUZIR UM VÍDEO COM VOCÊS REALIZANDO A EXPERIÊNCIA E SOLICITAR NO FINAL DE A CRIANÇA CONCLUA ORALMENTE O QUE APRENDEU FICARÁ SENSACIONAL TAMBÉM!

BOA ATIVIDADE!

bottom of page