top of page

10 - VÍDEOS-ATIVIDADES

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – TATU-BALÃO (AUTORA: SÔNIA BARROS)

PROFESSORA ROSANE

DIRECIONADO PARA TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (CAMÉLIA, BEIJINHO, BEGÔNIA, JASMIM, LÍRIO, COPO DE LEITE, AMOR-PERFEITO, CRAVO, VIOLETA, ORQUÍDEA, GIRASSOL, HORTÊNSIA)

  • APÓS OUVIREM A HISTÓRIA JUNTOS, OS FAMILIARES PODERÃO INTERAGIR COM A CRIANÇA FAZENDO PERGUNTAS PERTINENTES AO CONTO, POR EXEMPLO:

- “QUAL ERA O SONHO DO TATU-BOLA? ”

- “QUEM O TATU-BOLA ENCONTROU? ”

- “COMO ELE CONSEGUIU VOAR? ”

TAIS PERGUNTAS AUXILIARÃO A CRIANÇA A COMPREENDER A HISTÓRIA, BEM COMO, A MENSAGEM QUE ELA QUIS PASSAR!

  • AS CRIANÇAS TAMBÉM PODERÃO FAZER UMA TENTATIVA DE DESENHO (POR EX.: DESENHANDO A PARTE DA HISTÓRIA QUE ELA MAIS GOSTOU).

BOA ATIVIDADE!

 

MATEMÁTICA – SOLUÇÃO DE PROBLEMA ATRAVÉS DE UM JOGO![endif]--

PROFESSORA ALINE

DIRECIONADO PARA INFANTIL VI E 1º ANO

[endif]-- ![endif]--

  • INFANTIL VI E 1º ANO - ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO LEVAR A CRIANÇA, FUTURAMENTE, A ELABORAR UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E EM SEGUIDA RESOLVÊ-LA.

  • PROVIDENCIAR UM PEDAÇO DE PAPELÃO, TESOURA, CANETA, TAMPA GRANDE E PEQUENA (PARA FAZER A MARCAÇÃO DOS DOIS CÍRCULOS) E VÁRIOS LÁPIS;

  • AUXILIAR A CRIANÇA NO RECORTE DO PAPELÃO E A ENTENDER AS REGRAS DO JOGO;

  • OUTRA FORMA DA FAMÍLIA AUXILIAR É LEVAR A CRIANÇA A QUESTIONAR: QUANTOS ELA TEM A MAIS? QUANTOS TEM A MENOS? QUAL É O TOTAL? POIS TODOS ESTE QUESTIONAMENTOS SERÃO PERGUNTAS IMPORTANTES PARA FUTURAS SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE ELA IRÁ CRIAR E RESOLVER.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ TRABALHAR COM UMA QUANTIDADE MENOR DE LÁPIS E RELEMBRAR AS REGRAS DO JOGO SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

[endif]-- ![endif]--

BOA ATIVIDADE!

 

MATEMÁTICA- SITUAÇÃO PROBLEMA

PROFESSORA FERNANDA

DIRECIONADO PARA 2º ANO

  • ​2º ANO - ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO LEVAR A CRIANÇA A ELABORAR UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E EM SEGUIDA RESOLVÊ-LA;

  • PROVIDENCIAR BRINQUEDOS OU ALGUM OUTRO OBJETO DA ESCOLHA DA CRIANÇA E CRIAR UMA SITUAÇÃO;

  • A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR A CRIANÇA A CRIAR A SITUAÇÃO PROBLEMA E A RESOLVÊ-LA;

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR A CRIANÇA A MONTAR A PROBLEMATIZAÇÃO E AJUDÁ-LA NA CONSTRUÇÃO DA RESOLUÇÃO. E TRABALHAR COM UM NÚMERO MENOR DE CARRINHOS (OU OUTRO OBJETO).

O ALGORITMO NÃO PRECISA SER FORMAL; A CRIANÇA PODERÁ ENCONTRAR A SUA PRÓPRIA ESTRATÉGIA PARA CHEGAR NO RESULTADO.

[endif]--[endif]-- ![endif]--![endif]--

BOA ATIVIDADE!

 

MATEMÁTICA- SITUAÇÃO PROBLEMA

PROFESSORA FERNANDA

DIRECIONADO PARA 3º ANO

![endif]--![endif]--![endif]--

  • 3º ANO - ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO LEVAR A CRIANÇA A ELABORAR UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E EM SEGUIDA RESOLVÊ-LA;

  • PROVIDENCIAR 7 OBJETOS E UMA RETA NUMERADA;

  • NESTA ATIVIDADE SERÁ TRABALHADA SEQUÊNCIA, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;

  • AUXILIAR A CRIANÇA A ENTENDER QUE EXISTE UM PADRÃO MATEMÁTICO;

  • RESOLVER A SITUAÇÃO ADICIONANDO OU SUBTRAINDO O OBJETO ESCOLHIDO, CRIANDO SUA PRÓPRIA ESTRATÉGIA;

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR A CRIANÇA A MONTAR A PROBLEMATIZAÇÃO E AJUDÁ-LA NA CONSTRUÇÃO DA RESOLUÇÃO; QUANTO AO SEGMENTO DA RETA PODERÁ SER DE 2 EM 2 METROS OU ATÉ DE 1 EM 1.

O ALGORITMO NÃO PRECISA SER FORMAL;, A CRIANÇA PODERÁ ENCONTRAR A SUA PRÓPRIA ESTRATÉGIA PARA CHEGAR NO RESULTADO.

[endif]--[endif]--[endif]-- ![endif]--![endif]--![endif]--

BOA ATIVIDADE!

 

MATEMÁTICA- SITUAÇÃO PROBLEMA

PROFESSORA MÁRCIA

DIRECIONADO PARA 4º E 5º ANO

[endif]--[endif]--[endif]--[endif]-- ![endif]--![endif]--![endif]--![endif]--

  • 4º E 5º ANO - ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO LEVAR A CRIANÇA A ELABORAR UM PROBLEMA E A RESOLVÊ-LO;

  • A CRIANÇA TERÁ QUE BUSCAR UMA INFORMAÇÃO QUE PODERÁ VIR DE UMA IMAGEM OU DE UMA SITUAÇÃO DO SEU COTIDIANO;

  • ELABORAR UMA SITUAÇÃO PROBLEMA QUE ENVOLVA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;

  • PARA RESOLVER A SITUAÇÃO PROBLEMA LEMBRE-SE DE USAR DADOS NUMÉRICOS;

  • É IMPORTANTE QUE A SITUAÇÃO NÃO SEJA MUITO LONGA E NÃO TENHA EXCESSO DE INFORMAÇÃO, POIS ISTO AUMENTARÁ O NÍVEL DE DIFICULDADE;

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR A CRIANÇA A MONTAR A PROBLEMATIZAÇÃO, ALÉM DE AJUDÁ-LA NA CONSTRUÇÃO DA RESOLUÇÃO.

O ALGORITMO NÃO PRECISA SER FORMAL; A CRIANÇA PODERÁ ENCONTRAR A SUA PRÓPRIA ESTRATÉGIA PARA CHEGAR NO RESULTADO.

[endif]--[endif]--[endif]--[endif]-- ![endif]--![endif]--![endif]--![endif]--

BOA ATIVIDADE!

[endif]--[endif]--[endif]--[endif]-- ![endif]--![endif]--![endif]--![endif]--

![endif]--![endif]--![endif]--![endif]--

bottom of page