top of page

9 - ATIVIDADES E VÍDEOS

ATIVIDADES DE DOBRADURA

CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA BRUNA STELLA:

CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA KELLY

IMPORTÂNCIA DA DOBRADURA (ORIGAMI)

1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.

2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.

3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.

4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.

5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.

6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.

7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento.

8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.

9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.

Texto: Alba Caraballo

AGORA, VAMOS LÁ....

RECURSOS: PAPEL A4, TESOURA E RISCANTES (LÁPIS DE COR, GIZ E CANETINHA).

DESAFIOS:

PARA AS TURMAS DE CAMÉLIA, BEIJINHO, BEGÔNIA, LÍRIO, JASMIM, COPO DE LEITE

(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)

  • A PROPOSTA CONSISTE EM REALIZAR A DOBRADURA DOS ANIMAIS, LOGO APÓS, CADA FAMÍLIA REGISTRARÁ POR VÍDEO A CRIANÇA CANTANDO A MÚSICA DO SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, UTILIZANDO AS DOBRADURAS DOS ANIMAIS.

PARA AS TURMAS DE ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA

(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)

  • A PROPOSTA SERÁ DOBRADURAS + CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

  • A CRIANÇA ESCOLHERÁ ALGUMAS OPÇÕES DE DOBRADURA QUE SERÃO UTILIZADAS COMO FANTOCHES DA HISTÓRIA; A HISTÓRIA TAMBÉM SERÁ ESCOLHIDA PELA CRIANÇA.

  • APÓS EFETUAR AS ESCOLHAS, A CRIANÇA FARÁ AS DOBRADURA E EM SEGUIDA COM A AJUDA DE UM ADULTO GRAVARÁ UM VÍDEO CONTANDO A HISTÓRIA UTILIZANDO OS FANTOCHES DE DOBRADURA.

ADAPTAÇÕES OU VARIAÇÕES PARA REALIZAR AS ATIVIDADES:

COMO A ATIVIDADE DE DOBRADURA É PARA AJUDAR A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MÃOS-OLHOS E A MOTRICIDADE FINA, NÃO PODEMOS SUBSTITUI-LA, MAS SEGUE ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES:

  • O ADULTO PODERÁ AUXILIAR DANDO OS COMANDOS, SEGURANDO A MÃO DA CRIANÇA E DIRECIONANDO-A PARA QUE REALIZE O MOVIMENTO CORRETO.

  • A MOTIVAÇÃO TAMBÉM É IMPORTANTE, ENTÃO DURANTE A ATIVIDADE REFORCE O QUE ESTÃO CRIANDO ATRAVÉS DA DOBRADURA (ANIMAL, AVIÃO, JOGO).

Confira a galeria de imagens:

 

PARA TODAS AS TURMAS

CAMPEONATO DE AVIÃO

RECURSOS: PAPEL A4.

PARA ESSA ATIVIDADE É IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA TAMBÉM CONFECCIONE A DOBRADURA DE AVIÃO PARA PARTICIPAR DO CAMPEONATO.

A CRIANÇA ESCOLHERÁ UM MODELO DE AVIÃO E FARÁ A DOBRADURA, DEPOIS FARÁ A DECORAÇÃO DO SEU AVIÃO DE PAPEL. DEPOIS DE PRONTO É A HORA DE COMPETIR COM SEUS FAMILIARES, QUAL AVIÃO CHEGARÁ MAIS LONGE?

OPÇÕES:

  • MONTAR UMA PISTA PARA OS AVIÕES;

  • MARCAS NO CHÃO PARA SINALIZAR AS PONTUAÇÕES;

  • ESTABELECER QUANTAS CHANCES CADA MEMBRO TERÁ PARA FAZER COM QUE O AVIÃO CHEGUE A DETERMINADO PONTO.

Confira a galeria de imagens:

TENHAM UMA ÓTIMA AVENTURA!

 

PARA INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO

VAMOS BRINCAR DO JOGO ABRE-FECHA, ESTE JOGO É MUITO DIVERTIDO! PREPARADOS?

SIGA O PASSO A PASSO...

IDEIAS DE PROPOSTAS PARA BRINCAR COM O JOGO ABRE-FECHA 1) ANIMAIS PARA IMITAR 2) MÚSICAS PARA CANTAR 3) ELOGIOS 4) OBJETOS QUE COMECEM COM A LETRA _____

A PROPOSTA FOI EXEMPLIFICADA EM DOIS MODELOS. SEGUE ABAIXO AS OPÇÕES:

 

INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO

JOGO DOS 7 ERROS

 

VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA ANATÓLIA

CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA

PARA AS TURMAS DO: INFANTIL VI, 1º ANO E 2º ANO

  • INFANTIL VI - APÓS A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA A CRIANÇA PODERÁ RELATAR E TER UM ADULTO COMO ESCRIBA; TAMBÉM PODERÁ REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • 1º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE ESCRITA DE UMA FRASE E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • 2º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE CONSTRUIR UM PEQUENO RELATO E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE POSTERIOR SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU DESENHAR; A OPÇÃO PODE SER DA CRIANÇA TAMBÉM!

BOA ATIVIDADE!

 

​​

VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA PÂMELA SIQUEIRA

CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA

PARA AS TURMAS DO: INFANTIL 3º, 4º E 5º ANO

  • CRIAR A PARTIR DA HISTÓRIA ELABORADA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO CONTENDO TÍTULO, INÍCIO, MEIO E FIM.

ALGUMAS DICAS:

  • EM TODO INÍCIO DE FRASE UTILIZAMOS A LETRA MAIÚSCULA;

  • A VÍRGULA É UMA PAUSA ENTRE UMA ORAÇÃO E OUTRA;

  • OS PERSONAGENS PRECISAM TER NOMES;

  • A HISTÓRIA PRECISA CONTER UM CONTEXTO (LOCAL ONDE ACONTECE, ÉPOCA, DIA OU NOITE, EVENTOS DA NATUREZA);

  • É IDEAL QUE EXISTA UMA SITUAÇÃO OU CONFLITO QUE NECESSITARÁ SER RESOLVIDA;

  • O FINAL GERALMENTE É FELIZ.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHO, OU ATÉ MESMO UTILIZAR DO ADULTO COMO ESCRIBA PODE SER UMA OPÇÃO PARA QUE ESTA PROPOSTA SEJA REALIZADA PELA SUA CRIANÇA!

BOA ATIVIDADE!

bottom of page