top of page

7 - ATIVIDADES MANUAIS E DE MATEMÁTICA

PROPOSTA DE ATIVIDADES MANUAIS

BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS AO REALIZAR ARTES MANUAIS:

* DESENVOLVE CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO;

* APRIMORAMENTO DAS DESTREZAS PSICOMOTORAS;

* ESTIMULAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO;

* AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES

APROVEITE ESSES MOMENTOS EM FAMÍLIA PARA REALIZAR ESSAS ATIVIDADES:

ARTE COM COLAGEM (TODAS AS TURMAS)

RECURSOS: FOLHA A4; LÁPIS DE COR E CANETINHA; PEDACINHOS DE PAPEL COLORIDO; E.V.A; PEDACINHOS DE FOLHA DE REVISTA;TESOURA E COLA

COMO FAZER: PARA FAZER ESSA ATIVIDADE É NECESSÁRIO REALIZAR UM DESENHO NUMA FOLHA E EM SEGUIDA REALIZAR A COLAGEM DOS PEDAÇOS DE PAPEL PARA COLORIR O DESENHO.

VARIAÇÕES:

  • CORTAR OS PAPEIS EM FORMAS GEOMÉTRICAS;

  • REALIZAR BOLINHAS DE PAPEL PARA PREENCHER OS DESENHOS;

  • UTILIZAR DIFERENTES CORES PARA PREENCHER OS ESPAÇOS DO DESENHO

PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE:

  • SE A CRIANÇA NÃO QUER OU NÃO GOSTA DE DESENHAR, NADA IMPEDE QUE O ADULTO CRIE UM DESENHO À PARTIR DO QUE A CRIANÇA FOR DESCREVENDO (PODE SER O PERSONAGEM PREFERIDO OU ALGO DO FOCO DA CRIANÇA).

  • DESENHE ALGO QUE A CRIANÇA TENHA INTERESSE, POR EXEMPLO O ALUNO AMA DINOSSAURO, O PAI DESENHA... E A CRIANÇA PODE CRIAR AS COLAGENS COMO PREFERIR.

ARTE COM PAPELÃO E TIRAS DE PAPEL (JASMIM, COPO DE LEITE, LÍRIO, ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA).

NESTA ATIVIDADE A FAMÍLIA UTILIZARÁ UM PEDAÇO DE PAPELÃO E CORTARÁ TIRAS DE FORMA QUE FIQUEM TODAS ALINHADAS; POSTERIOMENTE ENTREGARÁ PEDAÇOS DE PAPEL (TIRAS) PARA A CRIANÇA; A MESMA REALIZARÁ O ALINHAVO.

IMPORTANTE: • ANTES DE INICIAR O ALINHAVO SERÁ NECESSÁRIO COLAR A FITA NUMA DAS EXTREMIDADES DO PAPEL NO PAPELÃO.

ARTESANATO: QUADRINHO FEITO COM LÃ (ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA, ALECRIM, ACÁCIA E AZALEIA)

RECURSOS: PLACA DE PAPELÃO; LÃ, GRAVETO.

PARA ESTA PROPOSTA A FAMÍLIA TERÁ QUE CORTAR O PAPELÃO NAS DUAS EXTREMIDADES (PEQUENOS CONTES); EM CADA CORTE DO PAPELÃO PASSAR A LÃ (CONFORME O EXEMPLO); DEPOIS DE PRONTO A CRIANÇA REALIZARÁ A COSTURA DO QUADRO PASSANDO A LÃ SOBRE A LINHA NO SEGUINTE MOVIMENTO (EM UMA DAS LINHAS POR CIMA, NA OUTRA POR BAIXO); SEGUIRÁ A MESMO MOVIMENTO ATÉ O FINAL; DEPOIS O O ADULTO DEVE REALIZAR UM NÓ NA PONTA.

• ANTES DE TIRAR O QUADRO DO PAPELÃO PASSAR O GRAVETO NA PARTE SUPERIOR PARA DAR SUSTENTAÇÃO AO QUADRO, FEITO ISSO É SÓ RETIRAR O PAPELÃO E EXPOR O LINDO QUADRO.

PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: • ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A TÉCNICA DE ALINHAVO SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA. • FACILITAR A ATIVIDADE MOSTRANDO O ALINHAVO EM CALÇADOS DA PRÓPRIA FAMÍLIA, PARA DEPOIS REALIZAR ATIVIDADE É UMA INTRODUÇÃO DE COMO ESSE ARTESANATO TAMBÉM É DIVERTIDO. • FAZER UM MOLDE EM PAPELÃO COM ALGO QUE REMETA UM PERTENCE DA CRIANÇA TAMBÉM É VÁLIDO: UMA BLUSA, UM TÊNIS, UM OBJETO PESSOAL, DEPOIS PODE ATÉ MESMO SE TRANSFORMAR EM UM ENFEITE DO QUARTINHO NA CRIANÇA.

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO

DESAFIO!!

JOÃO E MARIA SÃO AMIGOS E JUNTOS GOSTAM DE BRINCAR DE MUITAS BRINCADEIRAS. DESCUBRA NO ENIGMA QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS FAVORITAS DOS AMIGOS JOÃO E MARIA.

PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE:

• O NÍVEL DE DIFICULDADE PODE SER MENSURADO PELA FAMÍLIA DE ACORDO COM A DIFICULDADE OU NÃO DA CRIANÇA, PODE-SE AJUDAR A COMPLETAR, DEIXANDO APENAS UM NÚMERO MENOR DE ENIGMAS POR PALAVRA PARA A CRIANÇA COMPLETAR.

• UMA OUTRA SUGESTÃO PARA AUMENTAR O INTERESSE SERIA UTILIZAR A MESMA LEGENDA, MAS TROCAR A PALAVRA POR COISAS SIGNIFICATIVAS PARA A SUA CRIANÇA.

(EX: SE A CRIANÇA AMA CAVALO, O ADULTO FAZ A “MOTIVAÇÃO”, DIZENDO QUE O ENIGMA É ALGO QUE ELA GOSTA MUITO).

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2° ao 5° ano

Clique em cada série/ano e baixe o arquivo PDF.

![endif]--

bottom of page