PROPOSTA DE ATIVIDADES MANUAIS
BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS AO REALIZAR ARTES MANUAIS:
* DESENVOLVE CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO;
* APRIMORAMENTO DAS DESTREZAS PSICOMOTORAS;
* ESTIMULAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO;
* AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES
APROVEITE ESSES MOMENTOS EM FAMÍLIA PARA REALIZAR ESSAS ATIVIDADES:
ARTE COM COLAGEM (TODAS AS TURMAS)
RECURSOS: FOLHA A4; LÁPIS DE COR E CANETINHA; PEDACINHOS DE PAPEL COLORIDO; E.V.A; PEDACINHOS DE FOLHA DE REVISTA;TESOURA E COLA
COMO FAZER: PARA FAZER ESSA ATIVIDADE É NECESSÁRIO REALIZAR UM DESENHO NUMA FOLHA E EM SEGUIDA REALIZAR A COLAGEM DOS PEDAÇOS DE PAPEL PARA COLORIR O DESENHO.
VARIAÇÕES:
CORTAR OS PAPEIS EM FORMAS GEOMÉTRICAS;
REALIZAR BOLINHAS DE PAPEL PARA PREENCHER OS DESENHOS;
UTILIZAR DIFERENTES CORES PARA PREENCHER OS ESPAÇOS DO DESENHO
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE:
SE A CRIANÇA NÃO QUER OU NÃO GOSTA DE DESENHAR, NADA IMPEDE QUE O ADULTO CRIE UM DESENHO À PARTIR DO QUE A CRIANÇA FOR DESCREVENDO (PODE SER O PERSONAGEM PREFERIDO OU ALGO DO FOCO DA CRIANÇA).
DESENHE ALGO QUE A CRIANÇA TENHA INTERESSE, POR EXEMPLO O ALUNO AMA DINOSSAURO, O PAI DESENHA... E A CRIANÇA PODE CRIAR AS COLAGENS COMO PREFERIR.
ARTE COM PAPELÃO E TIRAS DE PAPEL (JASMIM, COPO DE LEITE, LÍRIO, ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA).
NESTA ATIVIDADE A FAMÍLIA UTILIZARÁ UM PEDAÇO DE PAPELÃO E CORTARÁ TIRAS DE FORMA QUE FIQUEM TODAS ALINHADAS; POSTERIOMENTE ENTREGARÁ PEDAÇOS DE PAPEL (TIRAS) PARA A CRIANÇA; A MESMA REALIZARÁ O ALINHAVO.
IMPORTANTE: • ANTES DE INICIAR O ALINHAVO SERÁ NECESSÁRIO COLAR A FITA NUMA DAS EXTREMIDADES DO PAPEL NO PAPELÃO.
ARTESANATO: QUADRINHO FEITO COM LÃ (ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA, ALECRIM, ACÁCIA E AZALEIA)
RECURSOS: PLACA DE PAPELÃO; LÃ, GRAVETO.
PARA ESTA PROPOSTA A FAMÍLIA TERÁ QUE CORTAR O PAPELÃO NAS DUAS EXTREMIDADES (PEQUENOS CONTES); EM CADA CORTE DO PAPELÃO PASSAR A LÃ (CONFORME O EXEMPLO); DEPOIS DE PRONTO A CRIANÇA REALIZARÁ A COSTURA DO QUADRO PASSANDO A LÃ SOBRE A LINHA NO SEGUINTE MOVIMENTO (EM UMA DAS LINHAS POR CIMA, NA OUTRA POR BAIXO); SEGUIRÁ A MESMO MOVIMENTO ATÉ O FINAL; DEPOIS O O ADULTO DEVE REALIZAR UM NÓ NA PONTA.
• ANTES DE TIRAR O QUADRO DO PAPELÃO PASSAR O GRAVETO NA PARTE SUPERIOR PARA DAR SUSTENTAÇÃO AO QUADRO, FEITO ISSO É SÓ RETIRAR O PAPELÃO E EXPOR O LINDO QUADRO.
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: • ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A TÉCNICA DE ALINHAVO SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA. • FACILITAR A ATIVIDADE MOSTRANDO O ALINHAVO EM CALÇADOS DA PRÓPRIA FAMÍLIA, PARA DEPOIS REALIZAR ATIVIDADE É UMA INTRODUÇÃO DE COMO ESSE ARTESANATO TAMBÉM É DIVERTIDO. • FAZER UM MOLDE EM PAPELÃO COM ALGO QUE REMETA UM PERTENCE DA CRIANÇA TAMBÉM É VÁLIDO: UMA BLUSA, UM TÊNIS, UM OBJETO PESSOAL, DEPOIS PODE ATÉ MESMO SE TRANSFORMAR EM UM ENFEITE DO QUARTINHO NA CRIANÇA.
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO
DESAFIO!!
JOÃO E MARIA SÃO AMIGOS E JUNTOS GOSTAM DE BRINCAR DE MUITAS BRINCADEIRAS. DESCUBRA NO ENIGMA QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS FAVORITAS DOS AMIGOS JOÃO E MARIA.
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE:
• O NÍVEL DE DIFICULDADE PODE SER MENSURADO PELA FAMÍLIA DE ACORDO COM A DIFICULDADE OU NÃO DA CRIANÇA, PODE-SE AJUDAR A COMPLETAR, DEIXANDO APENAS UM NÚMERO MENOR DE ENIGMAS POR PALAVRA PARA A CRIANÇA COMPLETAR.
• UMA OUTRA SUGESTÃO PARA AUMENTAR O INTERESSE SERIA UTILIZAR A MESMA LEGENDA, MAS TROCAR A PALAVRA POR COISAS SIGNIFICATIVAS PARA A SUA CRIANÇA.
(EX: SE A CRIANÇA AMA CAVALO, O ADULTO FAZ A “MOTIVAÇÃO”, DIZENDO QUE O ENIGMA É ALGO QUE ELA GOSTA MUITO).
PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2° ao 5° ano
Clique em cada série/ano e baixe o arquivo PDF.
![endif]--