top of page

3 - PRODUÇÃO DE TEXTO

Hoje é dia de produção de texto!

VAMOS PRODUZIR!!!!

O Aniversário de Curitiba se aproxima! Será no dia 29 de março e gostaríamos de realizarmos uma linda homenagem a Capital do Paraná! Cada um em sua casa!

DESAFIO:

  • Cada família realizará uma pesquisa em casa para encontrar objetos que representem de alguma forma a Capital do Paraná.

Exemplos: fotos, objetos de decoração, ...

Aproveitem esse tempo para conversar com a criança sobre:

  • Os passeios em família;

  • Locais da cidade que mais gostaram de visitar;

  • Características dos locai e/ou objetos;

  • Outro assuntos relevantes para cada faixa etária.

Direcionamento das atividades - por turma:

Alunos das turmas: Camélia, Begônia, Beijinho, Jasmim, Lírio e Copo de Leite:

  • A família conversará sobre algo marcante que aconteceu em um momento na Cidade;

  • Pergunte para criança o que mais chamou a atenção;

  • Uma boa festa sempre tem bolo! Convide sua criança para fazer um bolo em homenagem a nossa Cidade; ele poderá ser representado com massinha de modelar ou outro material disponível em casa!

Alunos das turmas: Orquídea, Girassol, Amor-Perfeito, Cravo, Hortênsia e Violeta:

  • Realize um lindo desenho para homenagear o aniversário de Curitiba (os desenhos podem ser de locais da Cidade, objetos significativos, festa de aniversário e muito mais... Usem a criatividade);

  • Depois de tudo pronto faça uma linda exposição na sua casa.

Alunos das turmas: Alecrim, Acácia e Azaleia:

  • Realizar a tentativa de escrita espontânea por meio de um bilhete;

  • Registar palavras escritas pelas crianças;

  • Fazer um lindo desenho para ilustrar o bilhete;

  • Depois de tudo pronto conversem sobre a produção da criança e deixem em exposição pela casa.

Alunos do 1º ano:

  • Realizar a tentativa de escrita de uma linda frase para um cartão de aniversário em homenagem a nossa Cidade;

  • Confeccionar um cartão com um lindo desenho para ilustrá-lo.

  • Depois de tudo pronto deixem a produção em exposição pela casa.

Alunos do 2º ano (Alfas):

  • Agora é a sua vez de escrever!

  • Escolha um local de Curitiba que você já visitou e descreva o que mais gostou; você poderá escrever uma frase ou um parágrafo;

  • Lembre-se de inserir um desenho ou uma figura do local;

  • Releia seu texto junto com um responsável para verificar se não faltou nada;

  • Para finalizar faça a leitura para sua família e deixe sua produção em exposição pela casa.

Alunos do 3º ano (Betas):

  • Escolha um ponto turístico de Curitiba, que sua família já visitou, e faça um anúncio publicitário deste local, ele deverá conter:

  • Fotos ou desenhos do local (deixe seu anúncio bem atrativo);

  • Frases de efeito que leve as pessoas a quererem conhecer o local; seja criativo!

Lembrete:

  • Escreva o anuncio em caixa alta;

  • Verifique se não há erros de ortografia; solicite a ajuda de um adulto;

  • Depois de tudo pronto mostre para sua família e deixe sua produção em exposição pela casa.

Alunos do 4º ano (Gamas):

  • Hora de fazer seu diário pessoal !!!

  • Tente se lembrar de um fato legal que marcou a sua vida em Curitiba; pode ser um passeio, uma festa, um amigo novo que fez, entre outros...;

  • Você poderá fazer a ilustração no seu diário sobre o acontecimento ou algo que faça recordar esse dia.

Preparado? Então vamos lá:

  • Pense em como vai chamar o seu diário (querido diário; amigo diário, pode utilizar uma saudação);

  • Se você lembrar da data do acontecimento, escreva-a; caso não lembre, escreva a data aproximada.

  • Conte no diário como foi esse dia especial.

Lembrete:

  • Utilize as palavras que indicam que você está falando sobre acontecimentos da sua vida; exemplo: eu/ minha, meu, nós...

  • Verifique se não há erros ortográficos no seu texto; solicite a ajuda de um adulto se necessário;

  • Depois de tudo pronto você poderá compartilhar com sua família o dia especial que registrou no diário.

Alunos do 5º ano (Deltas):

  • Escreva um relato pessoal, sobre um passeio ou aventura que você e sua família tiveram em Curitiba.

Lembrete:

  • Rascunhe as principais ideias (onde, como, com...); depois inicie a escrita do seu texto;

  • Não esqueça de empregar os pronomes em 1a pessoa e o verbos no pretérito; afinal você vai escrever algo do qual participou;

  • Escolha um título que esteja de acordo com os fatos narrados;

  • Releia seu texto para verificar se não á erros ortográficos, de pontuação, entre outros.

  • Depois de tudo pronto você poderá compartilhar com sua família a sua produção.

Que seja um tempo muito produtivo em família!

Até mais!

bottom of page