top of page

Saiba como foi o primeiro semestre das aulas de robótica da Via Maker na Escola Aldeia Betânia

Quando foi anunciada e proposta aos pais, a atividade de robótica oferecida pela Escola Aldeia Betânia despertou a curiosidade e interesse de muitos pais, e principalmente dos alunos. Seis meses depois de implantada, a equipe de professoras e estudantes vêem que a novidade veio para agregar ao ensino e despertou muitas outras potencialidades das crianças na Escola.

As professoras do Ensino Fundamental, Daniele Luca Fernandes e Viviane Rosa, são as responsáveis pelo ensino conjunto das matérias da grade curricular e das aulas de robótica da Via Maker. Elas, que tiveram um treinamento especial para trazer esse conteúdo para os alunos, reconhecem que a cada nova lição, uma nova inteligência cognitiva da criança é trabalhada. “Aqui temos uma aula de matemática, mas não trabalhamos necessariamente com números, mas sim com o raciocínio lógico, tecnologia, trabalho em equipe e nas resoluções de problemas”, conta Viviane.

Daniele frisa que para essa faixa etária é importante estimular essas habilidades com as crianças. “Nós da Escola Aldeia Betânia trabalhamos tanto com raciocínio lógico quanto tecnologia, e para essa geração, que é conectada isso é positivo e facilita seu aprendizado”, conta.

Trabalho em equipe e interação social

As aulas de robótica oferecidas pela Via Maker usam do brincar, da tecnologia, do trabalho em equipe e em resolver problemas por meio do raciocínio lógico. Tudo isso visando desenvolver o conhecimento da criança. O aluno tem uma série de atividades e lições, nas apostilas e nos tablets especiais, que abordam questões relacionados tanto à matemática quanto às ciências.

O aluno Marcos Lançoni Gomes conta que no início achou que seria difícil, mas logo na primeira aula pegou o jeito e hoje adora as aulas e a possibilidade de usufruir da tecnologia a seu favor. “A melhor parte é montar todo o material e os bonecos, a gente usa a imaginação e se diverte muito criando.”, conta Marcos. Para João Pedro, as aulas o ajudaram na criatividade e a liderar. “A gente tem que ficar responsável pela atividade e tem que cuidar das etapas do processo e isso me ajudou até na concentração. E brincar com as peças do lego é muito bom!”, conta João.

Lego e Tecnologia a favor do aprendizado

Todo o material é composto por brinquedos de lego que são fáceis de montar. Quando a professora passa a tarefa, eles seguem um manual e em pequenos grupos de três alunos desempenham a tarefa de montar o robô respeitando a proposta da atividade.

A professora Daniele conta que, devido ao fato das atuais gerações nascerem conectadas às redes sociais e às tecnologias, as aulas de robótica da Via Maker se tornam fáceis e gostosas para elas. “Muitas vezes eles fazem alguns passos das aulas sozinhos. A tarefa passa o desafio passo a passo e eles descobrem sozinhos. É incrível ver eles usando a imaginação para construir robôs de legos. Eles inovam e ainda mantém a proposta da atividade”, conta Daniele.

bottom of page