top of page

Campanha "Esponjinhas Amigas" leva conscientização ambiental às crianças da Irmandade Betâ


Diariamente centenas de esponjas são compradas nos mercados, vão para os domicílios onde são usadas e depois de velhas descartadas no lixo. No entanto, é comum que essa esponja não seja reciclada da maneira correta, acabando por contaminar o local onde foi jogada e para se decompor, uma simples unidade, leva aproximadamente 400 anos.


Pensando nisso, a Irmandade Evangélica Betânia (IEB) deu início a uma campanha de coleta dessas esponjas em suas unidades educacionais, é a campanha "Esponjinhas Amigas", que tem por objetivo recolher esse material, enviar para uma empresa em São Paulo que transformará essas esponjas velhas em outros produtos, como por exemplo, asfalto.


Mara Lau, coordenadora do departamento de ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conta que o objetivo é incentivar as crianças e seus pais a colaborarem com o meio ambiente de uma maneira fácil e prática, sendo que as esponjas são materiais que toda residência utiliza. “Ajudar por meio das esponjas é algo fácil, você não precisa ficar catando. Basta apenas lavar, secar e enviar para nossas unidades educacionais”, afirma.


Como participar da campanha "Esponjinhas Amigas":

Para participar dessa campanha é simples, fácil e se resume em três ações:


1. Lavar as esponjas velhas, tirando assim, toda a gordura e sujeira que possam estar grudadas nela.


2. Deixá-la secar.


3. Enviar para uma das unidades da Irmandade Betânia.



Educação ambiental desde cedo para um futuro melhor

Os ODS são 17 objetivos criados pela Organização das Nações Unidas para promover a sustentabilidade do planeta. Dentre os vários produtos industriais que prejudicam a natureza está a esponja, no entanto, como afirma Mara, até esse produto que é prejudicial pode se tornar um aliado no combate ao lixo. “O mais importante com essa campanha é a conscientização ambiental que estamos trazendo para as crianças desde cedo”, afirma.


A orientadora do Ensino Fundamental da Escola Aldeia Betânia, Fernanda Malheiros, concorda com o que Mara diz sobre educação ambiental, e acrescenta que na Escola há um trabalho de incentivo para desde cedo as crianças aprenderem a respeitar o meio ambiente e se atentarem para a reciclagem. “Aqui na Escola nós já não usamos mais copos descartáveis, que é para diminuir na quantidade de lixo. Ensinamos também outros meios de economizar e reciclar. A campanha das esponjas vem para reforçar essa conscientização”, conta Fernanda.


Já a diretora do Centro de Educação e Inclusão Social (CEISB), Tânia Muniz, conta que tanto ela quanto muitas professoras não sabiam que uma simples esponja poderia causar tantos males ao meio ambiente quando não tratada da forma adequada. Ela pontua porém, que a nova campanha é uma oportunidade de todos aprenderem mais. “É uma iniciativa excelente e tem muito a nos ensinar. Aqui no CEISB já chegaram as primeiras doações e isso é muito importante”, diz.

Reação dos pais e alunos

Sarah Neufeld tem seis anos e é aluna do primeiro ano na Escola Aldeia Betânia. Ela, assim como muitas crianças, decorou todas as etapas ensinadas e ainda qual o destino final das esponjinhas. “Vai para uma empresa de reciclagem para serem recicladas”, diz.


Outros pais contaram que os filhos chegaram em casa falando empolgados sobre a Campanha, reciclagem e a necessidade de se recolher esponjas velhas. Helena Amaral, é mãe do aluno Victor Bollmann, de sete anos, e conta que seu filho chegou em casa falando não só sobre a campanha, mas também sobre a preservação do meio ambiente. “Ele já chegou em casa falando que não era para jogar esponja fora, que tínhamos que participar da campanha e sobre a importância da reciclagem. No início fiquei meio confusa, mas com as informações enviadas na agenda, eu entendi e já estamos separando nossas esponjas”, conta.

bottom of page