Quem já teve a experiência de brincar com Lego pôde perceber que o brinquedo vai muito além que um amontoado de pecinhas. É na verdade, um meio pelo qual adultos e crianças podem trabalhar na criatividade e inovar. Além disso, os pequenos podem melhorar suas habilidades motoras e exercitar a atenção em pequenas tarefas diárias e acredite, aprender ciências e matemática.
Pensando nisso, a Escola Aldeia Betânia traz um novo método de estudos usando o material lego como ferramenta para o aprendizado. “Se trata do mais novo método de ensino chamado, Lego Education” afirma Daniel Lorenti, um dos representantes da Via Maker, empresa responsável por criar o conteúdo de aula acompanhado do lego. Daniel afirma que a técnica não será apenas para a diversão, mas será útil no aprendizado empírico das crianças. “A partir do momento em que a criança pôr a mão na massa ela terá um desempenho muito melhor diferente de nossa geração que costumava aprender apenas a teoria das coisas”, explica.
Em uma reunião feita com os pais dentro da instituição, a direção da escola esclareceu várias dúvidas. A diretora da Escola Aldeia Betânia, Denise Caron, garante que apesar de diversificação na forma de ensino, a escola não irá mudar sua essência e irá prezar pela qualidade. O material lego é uma das novas ferramentas pelas quais os professores terão para ajudar o aluno a entender o conteúdo da aula. “Precisamos nos adequar às novas demandas dessa geração e ainda cuidar de nossa principal missão, que é a educação de qualidade. Vimos no Lego Education, uma oportunidade não só de trabalharmos com uma dinâmica diferente nas aulas de matemática e ciências, mas trabalharmos em outros aspectos na vida de cada criança”, afirma Denise.
De acordo com a proposta, as turmas que forem ter aulas com o material irão se dividir em grupos de quatro pessoas e cada criança irá assumir uma responsabilidade. Um líder, um construtor, um programador e outra que cuidará da administração e cuidado do material. “Esse método é bom para despertar na criança desde cedo talentos que ela talvez ainda não saiba, além de ajudá-la no trabalho em grupo e no desenvolvimento de áreas que seja limitada”, conta Daniel.
Muitos pais se mostraram receptivos à ideia, para eles a novidade atende à demanda dessa geração, traz novas alternativas de aprendizagem e não perde a qualidade. Para uma das mães presentes, Dorli Quinelato, cuja filha Paula tem oito anos, é um ótimo meio de fazer a criança aprender. “Eu gostei da ideia e achei excelente a iniciativa do colégio. Mas algo que achei um diferencial é a possibilidade dos pais acompanharem todo o trabalho dos filhos por meio do aplicativo”, disse. O aplicativo que Dorli se refere é uma novidade que os pais da Escola Aldeia Betânia terão, nele cada pai poderá acompanhar tudo o que o filho tiver aprendido em sala de aula e inclusive, poderá acompanhar o resultado de seu trabalho.
A equipe de comunicação conversou com o representante da empresa que trouxe a novidade para escola, Daniel Larenti, e ele esclarece algumas das principais dúvidas dos pais:
A partir de qual idade as crianças terão acesso a esse novo material lúdico?
A partir dos sete anos de idade elas terão acesso nas aulas de matemática e ciências. Para as turmas menores, será uma outra dinâmica preparando-as para o novo material que irão ter quando atingirem a faixa etária adequada.
Quais os materiais que serão entregue as crianças?
Cada criança irá receber um conjunto com três materiais. O material didático do aluno, os tablets, e o material Lego. No entanto, é importante frisar que, as crianças não irão levar o Lego e os tablets para casa. Elas levarão apenas o material didático, que são livros para corrigir alguma tarefa ou praticar algum exercício. Os outros dois materiais ficarão em sala de aula e serão usados apenas com a supervisão dos professores durante o momento de ensino.
Qual a função de cada material?
O material didático é justamente para levar para casa e ajudar na hora de resolver exercícios, tirar dúvidas, para casa e leitura. Os tablets serão usados principalmente para conectar o aluno ao mundo online, ajudá-lo na prática do uso de meios digitais, acesso a novas atividades, registro por meio de fotos e vídeos. Por fim, o material Lego, que será usado para montar, cumprir tarefas de forma empírica, praticar e trabalhar em grupo.
Haverá momentos em que as crianças irão trabalhar em grupo, como se dará essa atividade?
O intuito principal é incentivar o trabalho em equipe e desafiar as crianças em áreas que ainda sejam limitadas. A turma será dividida em vários grupos de quatro pessoas e cada criança irá desempenhar uma função no grupo. Uma será líder, outra construtora, uma programadora e outra que cuidará das peças e da administração do material. Cada uma terá que aprender a trabalhar na função que foi colocada e se desafiar a crescer naquela área. Nas próximas atividades haverá uma rotatividade e assim a criança irá assumir outra função e também buscar aperfeiçoar-se naquela área.
Os pais poderão acompanhar o trabalho dos filhos por meio de um aplicativo, pode falar mais sobre?
Esse aplicativo é acessível a todos pelo site digital.viamaker.com. Assim que o pai baixar o aplicativo no seu smartphone, ele terá acesso ao sistema que o professor usa e também terá acesso ao conteúdo que seu filho estiver tendo. Sendo assim, ele poderá acompanhar de perto e em tempo real o resultado do trabalho e do desempenho da criança. As crianças poderão usar o tablet para se instruir nas atividades, mas também para fotografar e guardar o conteúdo feito. Dessa forma, os pais terão acesso e poderão acompanhar de perto.