top of page

Alunos fazem visita e aprendem sobre a conscientização no trânsito


No meses de julho, agosto e setembro, as turmas Deltas da Escola Aldeia Betânia tiveram aulas sobre a conscientização no trânsito. Para que os alunos pudessem absorver melhor todo o conteúdo ensinado, uma visita guiada ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) foi organizada no dia 13 de setembro.


A atividade ofereceu aos estudantes a oportunidade de aprender um pouco mais sobre comportamento do motorista e também do pedestre no trânsito. Para a educadora Márcia Altenhofer, responsável por trazer aos alunos o conteúdo de trânsito, Curitiba é conhecida como a cidade em que as pessoas dirigem mau e são estressadas na rua, a visita buscou trabalhar nas novas gerações esse conceito, ensinando práticas simples de gentileza, cuidado e respeito ao volante. “Eu pude ver durante o retorno as crianças comentando a respeito da experiência e fiquei feliz, pois sei que vão levar para casa e para os pais o que aprenderam” ressalta Márcia.



Para a educadora, as aulas agregaram não só para os alunos, mas também para os professores que aprenderam certas regras de trânsito que ou esqueceram, ou entraram em vigor anos depois de tirarem a carteira. “Me surpreendi durante a capacitação, ao saber que até cachorros domésticos devem andar de cinto de segurança”, conta Márcia.


Para os alunos, a experiência foi algo novo e diferente do que vivenciaram até então. Jamilly Caetano foi uma das crianças que visitou o DER e contou que se surpreendeu com a visita. “Achei legal que eles ensinaram o passo-a-passo de muita coisa. Pude aprender e até contar para meus colegas que não foram”, disse a aluna. As amigas Mariana Marques, Stella Smarratorres e Valentina Mendes, de 09 anos, contaram que o que mais as surpreenderam foi o fato de ter lugar certo para os pedestres andarem. “Você acredita que existem regras para os pedestres andarem nas ruas? Eu não sabia. O passeio mostrou isso para nós e eu não vou esquecer” contam elas.


Veja as fotos:



bottom of page