Comunicado sobre Higiene Bucal - 17/05/2021

Queridos pais e responsáveis.


Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a higiene bucal e os principais cuidados que devemos ter com a saúde bucal e com a escovação dentária de nossas crianças.


São algumas orientações que a Doutora e mãe da aluna Giovana, Viviane Boguszewski, sempre recomenda aos pais e responsáveis durante os atendimentos odontológicos de Odontopediatria. Acompanhem!


“A higiene bucal deve-se começar logo com o nascimento do primeiro dentinho do bebê. Sempre afirmo que: “Nasceu um dentinho, nasceu uma escova de dentes com cerdas”.


Devemos utilizar as escovas de cerdas para “desorganizar “ o biofilme, realizando a remoção mecânica da placa bacteriana juntamente com a ação química do creme dental fluoretado.


A grande dúvida dos pais e responsáveis ainda continua sendo “o uso de creme dental fluoretado”: Quando usar? Podemos usar o creme dental fluoretado desde o nascimento do primeiro dentinho, independente da idade. A recomendação da utilização de creme dental com flúor é segura em termos de toxicidade. Oriento que sempre um adulto faça a colocação do creme dental na escova com a quantidade recomendada para cada idade e, faça a escovação para a criança.


É importante lembrá-los de que, além dos dentes serem regularmente escovados com creme dental com flúor, deve-se ter uma disciplina no consumo de açúcar que é um dos fatores responsáveis ao desenvolvimento da cárie.


As pastas de dentes utilizadas para a escovação dentária de nossas crianças deve ter a concentração de, no mínimo, 1000ppmF. Precisa ser realizada pelos pais e responsáveis sempre em pequenas quantidades, conforme a faixa etária:

  • Bebês até 2 anos de idade: a medida da metade de um grão de arroz cru (0,05g) 2 vezes ao dia.

  • Crianças de 2 a 4 anos de idade: a medida de um grão de arroz (0,1g) 2 vezes ao dia.

  • Acima de 4 anos de idade: a medida de um grão de ervilha (0,3g) 3 vezes ao dia. (Fonte: Página da ABOPREV)

O tempo ideal para a realização da escovação dos dentes deve ser de, no mínimo, 2 minutos. O uso do fio dental deve ser realizado com auxílio de um adulto no mínimo 1x ao dia antes da escovação dos dentes.


A cárie dental é um problema de saúde pública mundial. E, quando ocorre em crianças de até 5 anos e 11 meses de vida se chama Cárie na Primeira Infância (CPI).

A Cárie na Primeira Infância pode ser causada por vários fatores, mas na maioria dos casos ela acontece devido a uma dieta cariogênica (rica em sacarose e carboidratos fermentáveis) sem a devida higiene bucal.


A cárie se inicia com uma pequena mancha branca no esmalte do dente e, se não paralisada, pode chegar até a destruição e perda precoce dos dentes decíduos.


Seguem algumas dicas de como devemos proceder para ajudar a prevenir a CPI:

*Limitar a ingestão de açúcares (alimentos e bebidas) *Usar pasta de dente COM flúor no mínimo 2x ao dia na quantidade ideal para cada idade. *Consultar regularmente um Odontopediatra, no mínimo 2x ao ano.


Em tempos de pandemia, devemos ter um cuidado redobrado com nossas crianças no sentido de diminuir o consumo de doces e realizar uma boa escovação dentária.


Com o retorno das aulas, não está sendo permitido que professoras realizem a escovação dentária individualmente das crianças por motivos de segurança e de controle de transmissão da COVID-19 após o momento do lanche.


“Por ser Odontopediatra, recomendo que os pais e responsáveis, ao chegar em casa, após a criança retornar da Escola, realizem a escovação dentária com o creme dental fluoretado na quantidade recomendada para cada criança. E, sempre antes de dormir realizar uma boa escovação nos dentes da criança para que possamos controlar o aumento da doença cárie, gengivite e outras doenças bucais em nossas crianças”.”

Vamos juntos continuar cuidando da saúde e do bem-estar das nossas crianças!

Dra. Viviane Denck Gonçalves Boguszewski CRO/ PR 14372