MASTIGAÇÃO

A mastigação é um passo fundamental na alimentação. Na infância esse passo deve ser bem desenvolvido, pois além de ter como função principal quebrar os alimentos em pedaços menores, para facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes, a mastigação também auxilia no processo de desenvolvimento orofacial, pois ela exige uma associação dos movimentos dos lábios, língua e mandíbula, além de envolver estruturas como dentes, ossos, músculos e articulações. O pleno desenvolvimento da musculatura orofacial será essencial no momento de articular os fonemas que compõem as palavras.

Por isso que desde o início da introdução alimentar da criança devem ser oferecidos à ela os alimentos em sua forma natural, porém amassados, e não batidos no liquidificador. E conforme acontece o desenvolvimento dos seus dentes e músculos, ela passa a aceitar alimentos de consistências mais duras e que exigem maior esforço da mastigação. Outra forma de incentivar a mastigação é mastigar junto da criança, já que grande parte da aprendizagem delas acontece através da imitação do modelo que elas têm.

Vamos desenvolver a mastigação?

-Mastigue lentamente os alimentos;

- Sinta o sabor dos alimentos;

- Reserve um tempo e local adequados para fazer as refeições, com calma e sem distrações.

Logo_Pousada_Betania_IEB_AGO15.png

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR