PARA TODAS AS TURMAS!
VAMOS ENCONTRAR ?
ESCOLHA UM LOCAL DA CASA PARA SER COLOCADO OS OBJETOS QUE A CRIANÇA ENCONTRARÁ.
PROPONHA OS SEGUINTES DESAFIOS; ENCONTRE PELA CASA:
3 OBJETOS NA COR AMARELA E 2 OBJETOS NA COR BRANCA;
- A MAIOR QUANTIA DE OBJETOS É DE QUAL COR?
- DOS OBJETOS BRANCOS QUAL É O MAIOR? QUAL É O MENOR?
- AGORA COLOQUE NO SOFÁ SOMENTE OS OBJETOS AMARELOS.
ENCONTRE NA CAIXA DE BRINQUEDOS: MEIOS DE TRANSPORTES; SEPARE UM CONJUNTO SOMENTE COM CARRINHOS E OUTRO COM CAMINHÕES;
QUAL DESSES CONJUNTOS TEM MAIS BRINQUEDOS?
ENCONTRE NA CAIXA DE BRINQUEDOS: BONECAS
SEPARE UM CONJUNTO COM AS BONECAS E OUTRO COM AS ROUPINHAS DAS BONECAS;
QUAL CONJUNTO TEM MENOS ITENS?
ENCONTRE:
- UMA CAMISETA;
- UM SAPATO PRETO;
- UMA FOTO;
- UM TRAVESSEIRO;
- UM OBJETO GRANDE;
- UM OBJETO PEQUENO;
- A BRINCADEIRA TERMINA QUANDO ENCONTRAR TODOS OS OBJETOS.
DESAFIO!!!
DESCUBRA QUAL OBJETO ESTÁ FALTANDO?
A PROPOSTA DA BRINCADEIRA É REALIZAR UMA FILEIRA COM VÁRIOS OBJETOS (OBJETOS QUE VOCÊS TEM EM CASA) NUMA SEQUÊNCIA:
A QUANTIA DE OBJETOS VARIA DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA ( PARA CRIANÇAS PEQUENAS 3 A 5 OBJETOS; PARA CRIANÇAS MAIORES 8 A 10).
O ADULTO SOLICITARÁ PARA A CRIANÇA QUE OBSERVE OS OBJETOS; EM SEGUIDA FALARÁ O NOME DA CADA OBJETO NA SEQUÊNCIA. EXEMPLO:

APÓS A OBSERVAÇÃO DA SEQUÊNCIA O ADULTO FALARÁ PARA A CRIANÇA QUE ELA PRECISARÁ IR PARA UM OUTRO CÔMODO DA CASA; ENQUANTO ISSO O ADULTO TIRARÁ UM OBJETO. EXEMPLO:

AO COMANDO DO ADULTO A CRIANÇA RETORNARÁ E FALARÁ QUAL OBJETO FOI ESCONDIDO.
PREPARADOS PARA BRINCAR? BOA DIVERSÃO!
PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO: UTILIZAR OBJETOS SIGNIFICATIVOS PARA A CRIANÇA; NA BRINCADEIRA PODEM OCORRER AS VARIAÇÕES DO QUE REALMENTE TEMOS EM CASA. UTILIZAR AS CORES PREFERIDAS DA SUA CRIANÇA TAMBÉM PODE SER UM ATRATIVO.
PARA AS TURMAS (ORQUÍDEA, GIRASSOL,CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA)
A PROPOSTA CONSISTE EM SELECIONAR UMA QUANTIA DE 8 BRINQUEDOS E DISPOR EM UM LOCAL; PEDIR PARA QUE A CRIANÇA DESENHE CADA BRINQUEDO NUM PEDAÇO DE PAPEL; DEPOIS ARRUMAR DOIS CONJUNTOS, UM COM TODOS OS BRINQUEDOS E OUTRO COM AS FIGURAS QUE REPRESENTAM OS DESENHOS; EM SEGUIDA MOSTRAR TODA A SEQUÊNCIA E INFORMAR QUE SERÁ TIRADO UM DESENHO (SEM A CRIANÇA VER); POSTERIORMENTE A CRIANÇA TERÁ QUE ESTABELECER AS COMPARAÇÕES E DESCOBRIR QUAL ESTÁ FALTANDO.
EXEMPLO:

O ADULTO RETIRA UM DESENHO QUE PRESENTA OS BRINQUEDOS E A CRIANÇA DESCOBRE QUAL ESTÁ FALTANDO. DEIXAR OS BRINQUEDOS EM ORDEM DIFERENTE DAS FIGURAS.
PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO: UTILIZAR BRINQUEDOS SIGNIFICATIVOS PARA A CRIANÇA; NA BRINCADEIRA PODEM OCORRER AS VARIAÇÕES DO QUE REALMENTE TEMOS EM CASA; AUXILIAR NO DESENHO OU ATÉ MESMO FAZER USO DE FIGURAS PRONTAS PODEM FACILITAR E PERMITIR QUE A BRINCADEIRA ACONTEÇA.
*** LEMBRETE ***
SEPAREM MATERIAIS DE SUCATA (ROLO DE PAPEL, TAMPINHAS, EMBALAGENS VAZIAS,...), POIS EM BREVE REALIZAREMOS UMA OFICINA MUITO DIVERTIDA E CRIATIVA!
DESAFIO PARA TURMAS:
Clique na turma desejada e abra o arquivo em pdf com as atividades.
***** AVISO!!!!
Queridos Pais e Responsáveis!
Conforme comunicamos anteriormente nossa equipe de professores está em recesso e estamos considerando este momento como período de férias para os alunos!
Para minimizar as saudades contaremos com a participação de professores voluntários na participação em alguns vídeos!
Eles trarão ideias, sugestões de atividades, brincadeiras e muitas outras novidades!
Reforçamos que o intuito destas atividades é trabalhar o vínculo entre família e Escola e criar uma rotina de estudo diária.
Abaixo do link de alguns vídeos irão dicas para a realização das atividades! Outra sugestão é que cada criança guarde suas produções, feitas em casa, para trazer para a Escola quando retornarmos as aulas presencias, pois queremos que nossos alunos compartilhem futuramente suas experiências conosco!
As produções podem ser guardadas em: envelope decorado, plástico ofício, diário de bordo, sacola de TNT, pasta com folhas anexadas, caderno... Podem usar a criatividade!
Confiram os primeiros vídeos de hoje!
BRINCADEIRA CANTADA
Amanda Fragoso – Professora da Educação Infantil
ESTÍMULO À LEITURA
Clarice Boesing – Bibliotecária da EAB