SEROTONINA- O neurotransmissor da felicidade

16/05/2020

 

 

 

 

A serotonina é um neurotransmissor- passa informações entre as células do sistema nervoso- que participa de processos como: controle de humor, regulação do sono, regulação da saciedade, entre outros. Em casos onde os níveis de serotonina estão baixos, o paciente pode apresentar sintomas como: irritabilidade, estresse, ansiedade etc.!

 

A serotonina é obtida/sintetizada através do consumo de TRIPTOFANO, que é um aminoácido essencial e este é facilmente encontrado nos alimentos.

 

Portanto aqui, seguem alguns alimentos que você pode incluir na sua alimentação para aumentar seus níveis de triptofano, logo, os de serotonina também!

 

SEMENTES E OLEAGINOSAS Sementes: gergelim, semente de abóbora, semente de girassol;

Oleaginosas: castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, amendoim, amêndoas...

DICA: você pode preparar um mix de oleaginosas com: 2 castanhas de caju, 2 castanha do Brasil-castanha do Pará, 6 amendoins, 6 sementes de abobora, 8 sementes de girassol, 2 amêndoas... e incluir na sua alimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROTEÍNAS:

Proteínas de origem animal (frango, peixes e carnes magras) e de origem vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, ervilhas...) são alimentos com boas concentrações de triptofano. Dê preferencia ao preparo grelhado ou cozido para não perder as propriedades nutricionais nem elevar o valor calórico!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CHOCOLATE AMARGO:

O chocolate amargo (de 70% cacau pra cima) também é rico em triptofano. Você pode incluir DOIS quadradinhos na sua sobremesa.

DICA: leia com atenção o rótulo, os chocolates com muita adição de açúcar, não são os mais adequados!  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OCUPE SUA MENTE:

Meditação, exercícios físicos, momentos de lazer, ouvir música, tomar... Tudo isso pode contribuir para diminuir o cortisol- hormônio responsável pelo estresse e ansiedade- e aumentar sua serotonina.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES E HORTALIÇAS:

Quanto mais colorido for o prato e mais saudável e variada for a nossa alimentação, mais combustível adequado estaremos dando ao nosso corpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FRUTAS:

Banana, abacate e cereja, são as frutas com uma das maiores concentrações de triptofano em sua composição.

DICA: cuidar com cereja em conserva, geralmente tem muito açúcar, o que altera a composição nutricional, além de aumentar o valor calórico. Como é uma fruta mais cara e é difícil encontrar para comprar, você pode substituir pelas outras opções!

 

 

 

Please reload

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR