Incluir alimentos que as crianças geralmente rejeitam nas refeições.. como fazer?

26/04/2020

As crianças na fase pré escolar (2 aos 6 anos) e escolar (7 aos 10 anos) passam por um período de grandes mudanças de formação de hábitos alimentares. Esse também é um período importante para a formação desses hábitos.

Na fase pré escolar há diminuição do apetite, também uma limitação dos alimentos consumidos; as crianças nessa fase rejeitam alimentos novos ou desconhecidos. A atenção da criança aqui está desviada para outras atividades que não a alimentação.

Na fase escolar há ocorrência de desordens do balanço energético, ou seja, pode haver excesso no consumo de alimentos calóricos e pouco nutritivos e pouca ou baixa prática de exercícios físicos. Os hábitos alimentares da família ainda exercem influência sobre as práticas alimentares destas crianças em fase escolar.

 

Mas o que podemos fazer para inserir novos alimentos ou mesmo alimentos mais saudáveis que as crianças costumam rejeitar na hora das refeições?

Recomenda-se introduzir os novos alimentos aos poucos, um de cada vez, a cada 3 a 7 dias. Sabemos que é muito comum a criança rejeitar novos alimentos, mas não podemos desanimar; em média, a criança precisa ser exposta a um novo alimento de oito a 10 vezes para que o aceite bem.

Então, seguem aqui duas receitas para você incluir no seu livro de receitas, com alimentos saudáveis e que as crianças vão aprovar!!!

 

CHIPS DE ABOBRINHA:

 

Ingredientes:

 

2 abobrinhas;

Sal a gosto (em pouca quantidade);

Claras de ovo batidas e farinha de rosca,  suficientes para empanar;

 

Modo de Preparo:

 

Aqueça o forno. Lave bem as abobrinhas, corte em rodelas finas. Tempere com o sal e passe as abobrinhas nas claras de ovos batidas e em seguida na farinha de rosca.

 

Deixe assar por aproximadamente 30 minutos, virando aos 15’ para que assem por igual.

 

Sugestão: Essa receita pode ser feita com berinjela. Além do sal, você pode adicionar temperos naturais de sua preferência. 

Essa é uma excelente substituição para os salgadinhos industrializados!

 

VITAMINA DE MORANGO E BETERRABA 

 

 

 

Ingredientes:

 

1 beterraba grande    

20  morangos   

2 xíc. (chá) de iogurte desnatado  

4 col. (sopa) de farelo de aveia     

2 col. (sopa) de nozes picadas   (opcional)

3 col. (sopa) de açúcar mascavo ou mel   (opcional)

1/2 xíc. (chá) de água

  

 Modo de preparo:

 

Descasque e pique a beterraba. Coloque no liquidificador e acrescente o morango, o iogurte, a aveia, a água e o açúcar. Bata muito bem e distribua a vitamina em taças individuais. Para finalizar, coloque as nozes por cima do líquido, deixando que afundem.

Vitaminas são ótimas opções para o lanche da tarde! Essa é rica em cálcio, e cheia de vitaminas e fibras! 

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012.

Elaborado por: Gizeli P. de Oliveira, Nutricionista da IEB- CRN 8 11.472

 

 

Please reload

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR