top of page

Harmonia no Lar

Neste tempo de isolamento que estamos vivendo, a “Harmonia no Lar”é algo que devemos preservar. Alguns dizem que está difícil a convivência com os familiares em tempo integral, outros que até conseguem manter um ambiente agradável. O que será que esses grupos têm de diferente? Não temos como saber ao certo.

Para termos uma boa convivência familiar não existe uma receita pronta, que se você seguir vai dar tudo certo, porque cada família tem uma dinâmica diferente, o que dá certo para uns pode não servir para outros. Mas temos que concordar que uma boa dose de paciência não faz mal a ninguém, independente do contexto familiar,não é mesmo?

Hoje em dia quase todos estamos muito acelerados, ansiosos e até mesmo armados, como se tudo em nossa volta estivesse conspirando contra nós, calma!! Olhe em volta, dentro do seu lar você tem um time que joga ao seu favor e não contra você, esse time é a sua família!! Temos que aceitar que somos diferentes, temos temperamentos diferentes e cada um tem seu modo de fazer as coisas.

Temos que pensar que pequenas atitudes podem fazer bastante diferença, por exemplo, podemos tentar ser mais pacientes quando o nosso filho atrapalhar o momento em que estamos trabalhando em home office, derramando a caneca de leite na mesa, isso não foi proposital, acontece!! Ok, pode ter sido proposital, às vezes eles fazem para chamar a nossa atenção, mas nós somos os adultos da casa e temos que manter o equilíbrio, para que a nossa criança se espelhe em nossas ações e supere essa fase. Então vamos lá, respire fundo e tenha pa- ci- ên- cia. E se alguém falar com um tom de voz inadequado... Será que ele realmente queria fazer isso ou o excesso de responsabilidades está contribuindo para que aja dessa forma? Reflita sobre tudo o que essa pessoa tem passado, se coloque no lugar do outro, seja paciente e responda de uma forma calma, pois como diz o provérbio: “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Prov. 15:1).

Todos concordamos que a paciência é uma virtude que tem que estar presente em nossos relacionamentos, é algo bom para nós mesmos e para todos em nossa volta, além disso podemos agregar atitudes de gentileza, ou algo que cada um de nós temos conhecimento que a nossa família esteja precisando. Desse modo estaremos contribuindo, e muito, para a harmonia dos nossos lares, vamos ter uma convivência mais saudável agora em tempos de quarentena, mas também depois que tudo voltar ao normal.

Por: Renata Vidal – Orientadora Educacional da Escola Aldeia Betânia

bottom of page