top of page

20 - ATIVIDADES

Querida Família!

Que tal conversar sobre a alimentação? Essa atividade propõe um momento de resgate às tradições alimentares, além de ser um ótimo momento em família, de descontração e diversão para todos! Aproveite, e se puder, prepare sua receita favorita com a ajuda das crianças, elas vão adorar! Mas lembre dos cuidados com a higiene antes de manipular os alimentos! Lave bem as mãos de todos que participarão deste momento!

Atividade: Era uma vez...

Objetivos:

• Resgatar a cultura alimentar e os hábitos alimentares locais;

• Promover a reflexão sobre a mudança dos hábitos alimentares;

• Promover a interação entre pessoas de diferentes faixas etárias (com quem está em casa no momento; respeitando o período de isolamento social).

Materiais necessários:

• Folhas de papel;

• Canetas coloridas e/ou lápis de cor;

Metodologia/ Como brincar:

A atividade consiste na reunião de pessoas de diferentes faixas etárias (com quem está em casa no momento; respeitando o período de isolamento social), em que as pessoas mais velhas contarão histórias relacionadas à alimentação. Podem ser histórias reais ou fictícias, que permitam visualizar as mudanças ocorridas na alimentação das pessoas ao longo do tempo, que falem sobre tradições e crenças, envolvendo a alimentação (Sugestão: se possível, conversar com outros membros da família por telefone e/ou vídeo chamada).

Também podem ser compartilhadas receitas de família, que as pessoas costumavam fazer antigamente. Enquanto escutam as histórias, os outros participantes devem representar as histórias em forma de desenhos, textos, versos, músicas, paródias, etc. Posteriormente, os trabalhos podem ser expostos pelos espaços de casa!

*O local para a realização da atividade deve ser tranquilo e confortável.

Elaborado por: Gizeli P. de Oliveira, Nutricionista da IEB- CRN 8 11.472

Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

bottom of page