9 - ATIVIDADES E VÍDEOS

ATIVIDADES DE DOBRADURA

CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA BRUNA STELLA:

CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA KELLY

IMPORTÂNCIA DA DOBRADURA (ORIGAMI)

1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.

2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.

3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.

4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.

5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.

6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.

7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento.

8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.

9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.

Texto: Alba Caraballo

AGORA, VAMOS LÁ....

RECURSOS: PAPEL A4, TESOURA E RISCANTES (LÁPIS DE COR, GIZ E CANETINHA).

DESAFIOS:

PARA AS TURMAS DE CAMÉLIA, BEIJINHO, BEGÔNIA, LÍRIO, JASMIM, COPO DE LEITE

(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)

  • A PROPOSTA CONSISTE EM REALIZAR A DOBRADURA DOS ANIMAIS, LOGO APÓS, CADA FAMÍLIA REGISTRARÁ POR VÍDEO A CRIANÇA CANTANDO A MÚSICA DO SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, UTILIZANDO AS DOBRADURAS DOS ANIMAIS.

PARA AS TURMAS DE ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA

(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)

  • A PROPOSTA SERÁ DOBRADURAS + CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

  • A CRIANÇA ESCOLHERÁ ALGUMAS OPÇÕES DE DOBRADURA QUE SERÃO UTILIZADAS COMO FANTOCHES DA HISTÓRIA; A HISTÓRIA TAMBÉM SERÁ ESCOLHIDA PELA CRIANÇA.

  • APÓS EFETUAR AS ESCOLHAS, A CRIANÇA FARÁ AS DOBRADURA E EM SEGUIDA COM A AJUDA DE UM ADULTO GRAVARÁ UM VÍDEO CONTANDO A HISTÓRIA UTILIZANDO OS FANTOCHES DE DOBRADURA.

ADAPTAÇÕES OU VARIAÇÕES PARA REALIZAR AS ATIVIDADES:

COMO A ATIVIDADE DE DOBRADURA É PARA AJUDAR A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MÃOS-OLHOS E A MOTRICIDADE FINA, NÃO PODEMOS SUBSTITUI-LA, MAS SEGUE ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES:

  • O ADULTO PODERÁ AUXILIAR DANDO OS COMANDOS, SEGURANDO A MÃO DA CRIANÇA E DIRECIONANDO-A PARA QUE REALIZE O MOVIMENTO CORRETO.

  • A MOTIVAÇÃO TAMBÉM É IMPORTANTE, ENTÃO DURANTE A ATIVIDADE REFORCE O QUE ESTÃO CRIANDO ATRAVÉS DA DOBRADURA (ANIMAL, AVIÃO, JOGO).

Confira a galeria de imagens:

PARA TODAS AS TURMAS

CAMPEONATO DE AVIÃO

RECURSOS: PAPEL A4.

PARA ESSA ATIVIDADE É IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA TAMBÉM CONFECCIONE A DOBRADURA DE AVIÃO PARA PARTICIPAR DO CAMPEONATO.

A CRIANÇA ESCOLHERÁ UM MODELO DE AVIÃO E FARÁ A DOBRADURA, DEPOIS FARÁ A DECORAÇÃO DO SEU AVIÃO DE PAPEL. DEPOIS DE PRONTO É A HORA DE COMPETIR COM SEUS FAMILIARES, QUAL AVIÃO CHEGARÁ MAIS LONGE?

OPÇÕES:

  • MONTAR UMA PISTA PARA OS AVIÕES;

  • MARCAS NO CHÃO PARA SINALIZAR AS PONTUAÇÕES;

  • ESTABELECER QUANTAS CHANCES CADA MEMBRO TERÁ PARA FAZER COM QUE O AVIÃO CHEGUE A DETERMINADO PONTO.

Confira a galeria de imagens:

TENHAM UMA ÓTIMA AVENTURA!

PARA INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO

VAMOS BRINCAR DO JOGO ABRE-FECHA, ESTE JOGO É MUITO DIVERTIDO! PREPARADOS?

SIGA O PASSO A PASSO...

IDEIAS DE PROPOSTAS PARA BRINCAR COM O JOGO ABRE-FECHA 1) ANIMAIS PARA IMITAR 2) MÚSICAS PARA CANTAR 3) ELOGIOS 4) OBJETOS QUE COMECEM COM A LETRA _____

A PROPOSTA FOI EXEMPLIFICADA EM DOIS MODELOS. SEGUE ABAIXO AS OPÇÕES:

INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO

JOGO DOS 7 ERROS

VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA ANATÓLIA

CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA

PARA AS TURMAS DO: INFANTIL VI, 1º ANO E 2º ANO

  • INFANTIL VI - APÓS A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA A CRIANÇA PODERÁ RELATAR E TER UM ADULTO COMO ESCRIBA; TAMBÉM PODERÁ REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • 1º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE ESCRITA DE UMA FRASE E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • 2º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE CONSTRUIR UM PEQUENO RELATO E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE POSTERIOR SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU DESENHAR; A OPÇÃO PODE SER DA CRIANÇA TAMBÉM!

BOA ATIVIDADE!

​​

VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA PÂMELA SIQUEIRA

CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA

PARA AS TURMAS DO: INFANTIL 3º, 4º E 5º ANO

  • CRIAR A PARTIR DA HISTÓRIA ELABORADA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO CONTENDO TÍTULO, INÍCIO, MEIO E FIM.

ALGUMAS DICAS:

  • EM TODO INÍCIO DE FRASE UTILIZAMOS A LETRA MAIÚSCULA;

  • A VÍRGULA É UMA PAUSA ENTRE UMA ORAÇÃO E OUTRA;

  • OS PERSONAGENS PRECISAM TER NOMES;

  • A HISTÓRIA PRECISA CONTER UM CONTEXTO (LOCAL ONDE ACONTECE, ÉPOCA, DIA OU NOITE, EVENTOS DA NATUREZA);

  • É IDEAL QUE EXISTA UMA SITUAÇÃO OU CONFLITO QUE NECESSITARÁ SER RESOLVIDA;

  • O FINAL GERALMENTE É FELIZ.

  • PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHO, OU ATÉ MESMO UTILIZAR DO ADULTO COMO ESCRIBA PODE SER UMA OPÇÃO PARA QUE ESTA PROPOSTA SEJA REALIZADA PELA SUA CRIANÇA!

BOA ATIVIDADE!

Logo_Pousada_Betania_IEB_AGO15.png

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR