8 - ATIVIDADES DIVERSAS

01/04/2020

PARA TODAS AS TURMAS!

 

VAMOS ENCONTRAR ?

 

ESCOLHA UM LOCAL DA CASA PARA SER COLOCADO OS OBJETOS QUE A CRIANÇA ENCONTRARÁ.

PROPONHA OS SEGUINTES DESAFIOS; ENCONTRE PELA CASA:

 

 

  • 3 OBJETOS NA COR AMARELA E 2 OBJETOS NA COR BRANCA;

- A MAIOR QUANTIA DE OBJETOS É DE QUAL COR?

- DOS OBJETOS BRANCOS QUAL É O MAIOR? QUAL É O MENOR?

- AGORA COLOQUE NO SOFÁ SOMENTE OS OBJETOS AMARELOS.

 

  • ENCONTRE NA CAIXA DE BRINQUEDOS: MEIOS DE TRANSPORTES; SEPARE UM CONJUNTO SOMENTE COM CARRINHOS E OUTRO COM CAMINHÕES;

QUAL DESSES CONJUNTOS TEM MAIS BRINQUEDOS?

 

  • ENCONTRE NA CAIXA DE BRINQUEDOS: BONECAS

SEPARE UM CONJUNTO COM AS BONECAS E OUTRO COM AS ROUPINHAS DAS BONECAS;

QUAL CONJUNTO TEM MENOS ITENS?

 

  • ENCONTRE: 

- UMA CAMISETA;

- UM SAPATO PRETO;

- UMA FOTO;

- UM TRAVESSEIRO;

- UM OBJETO GRANDE;

- UM OBJETO PEQUENO;

- A BRINCADEIRA TERMINA QUANDO ENCONTRAR TODOS OS OBJETOS.

 

 

DESAFIO!!!     

 

DESCUBRA QUAL OBJETO ESTÁ FALTANDO?

A PROPOSTA DA BRINCADEIRA É REALIZAR UMA FILEIRA COM VÁRIOS OBJETOS (OBJETOS QUE VOCÊS TEM EM CASA)  NUMA SEQUÊNCIA:

  • A QUANTIA DE OBJETOS VARIA DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA ( PARA CRIANÇAS PEQUENAS 3 A 5 OBJETOS; PARA CRIANÇAS MAIORES  8 A 10).

O ADULTO SOLICITARÁ PARA A CRIANÇA QUE OBSERVE OS OBJETOS; EM SEGUIDA FALARÁ O NOME DA CADA OBJETO NA SEQUÊNCIA. EXEMPLO:

 

APÓS A OBSERVAÇÃO DA SEQUÊNCIA O ADULTO FALARÁ PARA A CRIANÇA QUE ELA PRECISARÁ IR PARA UM OUTRO CÔMODO DA CASA; ENQUANTO ISSO O ADULTO TIRARÁ UM OBJETO. EXEMPLO:

 

AO COMANDO DO ADULTO A CRIANÇA RETORNARÁ E FALARÁ QUAL OBJETO FOI ESCONDIDO.

 

PREPARADOS PARA BRINCAR? BOA DIVERSÃO!

 

PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO: UTILIZAR OBJETOS SIGNIFICATIVOS PARA A CRIANÇA; NA BRINCADEIRA PODEM OCORRER AS VARIAÇÕES DO QUE REALMENTE TEMOS EM CASA. UTILIZAR AS CORES PREFERIDAS DA SUA CRIANÇA TAMBÉM PODE SER UM ATRATIVO.

 

 

PARA AS TURMAS (ORQUÍDEA, GIRASSOL,CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA, VIOLETA)

 

A PROPOSTA CONSISTE EM SELECIONAR UMA QUANTIA DE 8 BRINQUEDOS E DISPOR EM UM LOCAL; PEDIR PARA QUE A CRIANÇA DESENHE CADA BRINQUEDO NUM PEDAÇO DE PAPEL; DEPOIS ARRUMAR DOIS CONJUNTOS, UM COM TODOS OS BRINQUEDOS E OUTRO COM AS FIGURAS QUE REPRESENTAM OS DESENHOS; EM SEGUIDA MOSTRAR TODA A SEQUÊNCIA E INFORMAR QUE SERÁ TIRADO UM DESENHO (SEM A CRIANÇA VER); POSTERIORMENTE  A CRIANÇA TERÁ QUE ESTABELECER AS COMPARAÇÕES E DESCOBRIR QUAL ESTÁ FALTANDO.

EXEMPLO:

 

O ADULTO RETIRA UM DESENHO QUE PRESENTA OS BRINQUEDOS E A CRIANÇA DESCOBRE QUAL ESTÁ FALTANDO.  DEIXAR OS BRINQUEDOS EM ORDEM DIFERENTE DAS FIGURAS.

 

PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO: UTILIZAR BRINQUEDOS SIGNIFICATIVOS PARA A CRIANÇA; NA BRINCADEIRA PODEM OCORRER AS VARIAÇÕES DO QUE REALMENTE TEMOS EM CASA; AUXILIAR NO DESENHO OU ATÉ MESMO FAZER USO DE FIGURAS PRONTAS PODEM FACILITAR E PERMITIR QUE A BRINCADEIRA ACONTEÇA.

 

 

*** LEMBRETE ***

SEPAREM MATERIAIS DE SUCATA (ROLO DE PAPEL, TAMPINHAS, EMBALAGENS VAZIAS,...), POIS EM BREVE REALIZAREMOS UMA OFICINA MUITO DIVERTIDA E CRIATIVA!

 

 

 

DESAFIO PARA TURMAS:

Clique na turma desejada e abra o arquivo em pdf com as atividades.

 

INFANTIL VI

 

1º ANO

 

2º ANO

 

3º ANO

 

4º ANO

 

5º ANO

 

 

***** AVISO!!!!

Queridos Pais e Responsáveis!

 

Conforme comunicamos anteriormente nossa equipe de professores está em recesso  e estamos considerando este momento como período de férias para os alunos!

 

Para minimizar as saudades contaremos com a participação de professores voluntários na participação em alguns vídeos!

Eles trarão ideias, sugestões de atividades, brincadeiras e muitas outras novidades!

 

Reforçamos que o intuito destas atividades é trabalhar o vínculo entre família e Escola e criar uma rotina de estudo diária.

Abaixo do link de alguns vídeos irão dicas para a  realização das atividades! Outra sugestão é que cada criança guarde suas produções, feitas em casa, para trazer para a Escola quando retornarmos as aulas presencias, pois queremos que nossos alunos compartilhem futuramente suas experiências conosco!

 

As produções podem ser guardadas em: envelope decorado, plástico ofício, diário de bordo, sacola de TNT, pasta com folhas anexadas, caderno... Podem usar a criatividade!

 

Confiram os primeiros vídeos de hoje!

 

 

BRINCADEIRA CANTADA

Amanda Fragoso – Professora da Educação Infantil

 

 

 

ESTÍMULO À LEITURA

Clarice Boesing – Bibliotecária da EAB

 

 

 

 

Please reload

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR