top of page

6 - ATIVIDADES

Mais uma semana se inicia e temos fé que logo nossa rotina voltará ao normal!

Mas enquanto cada um está em sua casa é preciso manter uma rotina e uma organização diária!

Dicas para realização e organização das atividades em casa:

  • Escolher um local adequado, onde a criança entenda que é um momento de estudo. Este local não deverá ter muitos atrativos, como: brinquedos, objetos que chamem atenção ou até mesmo excesso de materiais escolares, tenha em mãos somente o que for necessário, isso ajudará seu filho a manter o foco;

  • Evitar que haja excesso de barulho ou outros sons que desconcentre a criança (conversas paralelas, televisão, entre outros);

  • Ajudar a criança na leitura dos enunciados quando este for longo, realizando a leitura pausadamente, pois assim estará ajudando a criança a interpretar o que está sendo solicitado, caso julgue necessário. Caso a criança solicite ajuda na execução das atividades, sugerimos que os pais a auxilie dando dicas (mas não as respostas), pegando em sua mão e a direcionando, mas sempre lembrando de dar oportunidade para que ela tente realizar sozinha;

  • Oportunizar momentos onde a criança possa se expressar oralmente. A família poderá fazer perguntas pertinentes ao tema da atividade e não a limitar apenas ao registro;

  • Entender o estado emocional da criança, oferecendo flexibilidade na rotina, caso esta apresente resistência para realizar a atividade. Tentar de forma leve convencer a criança, pois o momento em que estamos vivendo também pode afetá-la emocionalmente.

Fernanda Malheiros e Renata Vidal – Orientação Educacional da EAB

Agora é hora de atividade!!

Segue mais uma dica do material da OPEE!

Clique em cada turma/ano e veja o material em PDF.

Adaptações ou Variáveis para realizar a atividade do 2° ano:

  • Caso a sua criança não queira realizar a dobradura, podemos escrever os sentimentos (alegria, tristeza, medo, entre outros) em tiras de papel, dobrá-las e colocá-las em um saquinho, onde cada um terá a oportunidade de escolher como se fosse um sorteio. A finalização da brincadeira continua a mesma;

  • Outra adaptação que pode ser feita é o uso de um dado. Escreva 6 sentimentos em uma folha, enumere os sentimentos de 1 a 6. Sentem em círculo dando oportunidade a cada participante do grupo de jogar o dado, o número que sair corresponde a um sentimento previamente enumerado na folha.

  • Obs.: A finalização da brincadeira continua a mesma nas propostas acima.

Adaptações ou Variáveis para realizar a atividade do 3° ano:

  • Se a sua criança não quiser se expressar em frente ao espelho de acordo com a atividade sugerida, o adulto poderá se posicionar em frente à criança e simular as expressões faciais sugeridas (alegre, calmo, triste, etc.), após solicitar que a criança registre através de um desenho cada uma delas;

  • Caso sua criança não queira desenhar, podemos solicitar que ela realize apenas a 1ª (expressões no espelho) e 3ª (mímica) etapa da brincadeira;

  • Outra variação da brincadeira que podemos sugerir, é a criança a comando de um adulto fazer diferentes expressões, enquanto são realizados fotos e vídeos, num momento de aprendizagem e descontração em família.

  • Obs.: A finalização da brincadeira poderá ser realizada oralmente, caso a criança não queira realizar o registro escrito.

bottom of page