5 - DICAS PARA DOMINGO!

Prontos para mais uma dica? Vamos aproveitar o domingo para exercitar nossa habilidade artística!

Proposta de atividade de desenho

Desenho Infantil

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, é a primeira representação da escrita feita pela criança. A proposta do desenho proporciona a criança momentos de expressão, imaginação e comunicação.

Cada criança está em uma fase de desenvolvimento, por isso é importante respeitar o que cada uma delas consegue produzir de acordo com sua faixa etária, fase de desenvolvimento e habilidades!

1) Desenho dirigido a partir de uma história: Recursos : folhas sulfite e riscantes ( canetinha, lápis de cor, giz de cera....). Orientações: a criança escolherá uma literatura e o adulto contará a história, contudo não será contado o final da história para que a criança crie o desenho do final da história. - Desenhe os personagens da história ( estimular o reconhecimento das características de cada personagem); - Desenhe o cenário da história ( proponha a identificação das características do ambiente que será desenhado; exemplo: o que tem na floresta; o que tem numa cidade...); - Desenho com instruções ( desenhe uma casa e em cima da casa um passarinho, ao lado da casa uma árvore...) - Variações: Caso seja uma literatura que a criança conheça, proponha para ela criar um novo final para a história. 2) Desenho com ilustrações:

Recursos: folhas sulfite e riscantes ( canetinha, lápis de cor, giz de cera....).

Orientações: numa folha sulfite realize comandos para a criança desenhar; ex: desenhe uma casa 4 janelas; ao lado da casa desenhe duas árvores com 5 maças em cada árvore; em cima da árvore desenhe um passarinho...

3) Complete o Desenho: Recursos: revistas, folhas sulfite, riscantes ( canetinha, lápis de cor, giz de cera....), tesoura e cola. Orientações: a criança escolherá uma imagem da revista; o adulto ajudará a cortar metade da imagem; posteriormente auxiliará na colagem da imagem na folha A4; a criança desenhará a outra metade da imagem.

Importante: estimular os detalhes e características da imagem escolhida. 4) Desenho de sombra: Recursos: folhas sulfites, riscantes( lápis, canetinha giz) e um local que tenha luz solar. Orientações: a criança escolherá um objeto e colocará em cima da folha; o sol ajudará a propagar a imagem por meio de sombra no objeto, assim a criança realizará o desenho pelo contorno da sombra.

5) Desenho por releitura:

Henri Matisse ficou famoso como pintor, mas quando ficou velhinho começou a fazer suas obras com recortes de papel. Ele chamava essa técnica de “desenho com tesoura”.

  • Vamos criar um desenho com tesoura como Henri Matisse?

  • Rasgue ou recorte papéis coloridos, pode usar revistas; depois cole em uma folha de sulfite formando um lindo e criativo desenho!

Uma imagem de objetos, como flores ou frutas, é conhecida como natureza morta. Paul Gauguin pintou está natureza morta na cidade de Pont-Aven, na França. Você pode ver a cidade ao fundo.

  • Que tal criar uma composição com diferentes frutas ou flores?

  • Você pode colocar vasos ou travessas também, para servirem como modelo para um desenho de natureza morta!

  • Agora realize um desenho de observação tentando ser mais fiel aos detalhes da sua composição quanto possível!

  • Por último, colorir o desenho; pode usar lápis de cor, giz de cera ou até mesmo tinta!

Queridas famílias!

Confiram as sugestões de leitura!

[endif]--![endif]--

O livro aborda a questão recorrente da existência do mal através da história de Mackenzie Allen Phillips, um homem que vive sob o peso da experiência de ter sua filha Missy, de seis anos, raptada durante um acampamento de fim de semana. A menina nunca foi encontrada, mas sinais de que ela teria sido assassinada são achados em uma cabana perdida nas montanhas.

Vivendo desde então sob a "A Grande Tristeza", Mack, posteriormente, recebe um misterioso bilhete supostamente escrito por Deus, convidando-o para uma visita a essa mesma cabana. Ali, Mack terá um encontro com Deus, de quem tentará obter resposta para a inevitável pergunta: "Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nosso sofrimento?"

[endif]-- ![endif]--

  • Disponível em e-book também.

Um derrame cerebral deixa Anthony Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando "acorda", ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo.

À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance.

Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará "enxergar" através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios.

Na busca de redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?

  • Disponível em e-book também.

Por que será que os casais não falam a mesma língua? Contrariando a ideia de que o amor tem uma linguagem universal, o Dr Gary Chapman demonstra que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, que ele denomina linguagens do amor. Após anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, Gary identificou cinco delas: Palavras de afirmação, Tempo de qualidade, Presentes, Atos de Serviço, Toque físico. A essência das cinco linguagens do amor é uma versão condensada e revisada do best-seller "As cinco linguagens do amor". Como na versão original, o objetivo é mostrar por que só nos sentiremos realmente amados e compreendidos quando a pessoa amada nos expressar seu amor através de nossa linguagem única. Aprendida na infância, ela sensibiliza e alcança, de maneira poderosa e plena, nosso jeito especial de nos sentir amados. Você já descobriu sua linguagem do amor? E a linguagem da pessoa a quem você ama? Então, descubra-as nas páginas deste livro.

  • Disponível em e-book também.

Poder, sucesso, reconhecimento, individualidade, exclusividade, autoritarismo. Percebe como muitas vezes nossas conquistas egoístas nos afastam da tão almejada felicidade? Neste livro, Max Lucado mostra que tirar o foco de nós mesmos e voltá-lo para Deus e a única forma de resgatar uma vida plenamente feliz e enfrentar desafios e dores a que não estamos imunes. Veja sua existência com os olhos do altruísmo e entre em sintonia com os propósitos elevados que Deus reservou para toda a sua criação. Max Lucado, é considerado o autor líder no segmento de livros de inspiração nos EUA. Já publicou mais de 70 obras, muitas delas figurando nas listas de mais vendidos de publicações.

  • Disponível em e-book também.

![endif]--

Logo_Pousada_Betania_IEB_AGO15.png

A Escola Aldeia Betânia faz parte da Irmandade Evangélica Betânia, e participa na missão da Instituição de "Servir ao homem integral movido

pelo amor de Deus”

41 2118.7979

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Av. Monteiro Tourinho, 1335 - Atuba - Curitiba - PR

Entrada da Escola: Rua Lívio Petterle, 120 - Atuba - Curitiba - PR