4 - DICAS PARA SÁBADO!

Vamos aproveitar o sábado para fazer algo divertido em família!

Vejam nossas dicas para hoje!

Propostas de atividades manuais com receitas caseiras!

Confira as 8 dicas em imagens na galeria abaixo!

Hoje também temos dicas importantes para as famílias!

Confira as orientações da nossa nutricionista!

ALIMENTAÇÃO E IMUNIDADE

Uma alimentação balanceada, que prioriza alimentos naturais como frutas, verduras e carnes magras é, sem dúvida, a base para uma vida saudável.

“Diversos nutrientes, dos minerais às vitaminas, participam dos processos antioxidantes que protegem as células. Além disso, vale destacar que o organismo precisa de proteínas para desenvolver os anticorpos” (Mauro Fisberg).

Uma pesquisa recente da Universidade Brown (EUA) mostrou que a vitamina A, por exemplo, presente em leites e queijos, ovos, batata-doce e frutas como manga e mamão, desempenha um papel essencial no equilíbrio do microbioma intestinal e, por consequência, do sistema imune.

Dicas para fortalecer o sistema imune:

* ÁGUA: a água traz diversos benefícios para a saúde, inclusive para o sistema imunológico, pois ela age como se fizesse uma “faxina” nas toxinas do nosso corpo. É um importante nutriente que auxilia no fortalecimento do sistema imune.

* FRUTAS CÍTRICAS: as frutas cítricas são as mais ricas em vitamina C, que é uma vitamina famosa por sua ação antioxidante e por sua ação de prevenção contra gripes e resfriados. São fontes de vitamina C: laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, acerola, maracujá, limão, goiaba...Prefira o consumo dessas frutas in natura, e para sucos, evite a adição de açucares para não perder os nutrientes.

* VEGETAIS VERDE ESCUROS: os vegetais verde escuros possuem grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9, que são importantes na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano. Entre os vegetais de coloração verde escura, podemos citar o brócolis, rúcula e couve.

* SEMENTES: todas as sementes, como nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha, feijão, vagem, grão de bico, lentilha, são ricas em selênio, zinco, vitamina E, e ácidos graxos, esses compostos fortalecem o sistema imunológico.

* PRATO COLORIDO: um prato colorido garante a ingestão de muitos nutrientes. Quanto mais colorido o prato, mais cheio de nutrientes ele estará. Opte sempre por temperos naturais (alho, cebola, cebolinha, salsinha, orégano, eles também auxiliam no fortalecimento da imunidade) e modere o consumo de sal.

Elaborado por: Gizeli P. de Oliveira – Nutricionista da Irmandade Evangélica Betânia, CRN 8 11.472

Fontes: Revista Crescer, 2014; Blog Leiturinha, 2020, Ministério da Saúde, 2014.

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