Hoje é dia de produção de texto!
VAMOS PRODUZIR!!!!
O Aniversário de Curitiba se aproxima! Será no dia 29 de março e gostaríamos de realizarmos uma linda homenagem a Capital do Paraná! Cada um em sua casa!


DESAFIO:
Cada família realizará uma pesquisa em casa para encontrar objetos que representem de alguma forma a Capital do Paraná.
Exemplos: fotos, objetos de decoração, ...
Aproveitem esse tempo para conversar com a criança sobre:
Os passeios em família;
Locais da cidade que mais gostaram de visitar;
Características dos locai e/ou objetos;
Outro assuntos relevantes para cada faixa etária.
Direcionamento das atividades - por turma:
Alunos das turmas: Camélia, Begônia, Beijinho, Jasmim, Lírio e Copo de Leite:
A família conversará sobre algo marcante que aconteceu em um momento na Cidade;
Pergunte para criança o que mais chamou a atenção;
Uma boa festa sempre tem bolo! Convide sua criança para fazer um bolo em homenagem a nossa Cidade; ele poderá ser representado com massinha de modelar ou outro material disponível em casa!
Alunos das turmas: Orquídea, Girassol, Amor-Perfeito, Cravo, Hortênsia e Violeta:
Realize um lindo desenho para homenagear o aniversário de Curitiba (os desenhos podem ser de locais da Cidade, objetos significativos, festa de aniversário e muito mais... Usem a criatividade);
Depois de tudo pronto faça uma linda exposição na sua casa.
Alunos das turmas: Alecrim, Acácia e Azaleia:
Realizar a tentativa de escrita espontânea por meio de um bilhete;
Registar palavras escritas pelas crianças;
Fazer um lindo desenho para ilustrar o bilhete;
Depois de tudo pronto conversem sobre a produção da criança e deixem em exposição pela casa.
Alunos do 1º ano:
Realizar a tentativa de escrita de uma linda frase para um cartão de aniversário em homenagem a nossa Cidade;
Confeccionar um cartão com um lindo desenho para ilustrá-lo.
Depois de tudo pronto deixem a produção em exposição pela casa.
Alunos do 2º ano (Alfas):
Agora é a sua vez de escrever!
Escolha um local de Curitiba que você já visitou e descreva o que mais gostou; você poderá escrever uma frase ou um parágrafo;
Lembre-se de inserir um desenho ou uma figura do local;
Releia seu texto junto com um responsável para verificar se não faltou nada;
Para finalizar faça a leitura para sua família e deixe sua produção em exposição pela casa.
Alunos do 3º ano (Betas):
Escolha um ponto turístico de Curitiba, que sua família já visitou, e faça um anúncio publicitário deste local, ele deverá conter:
Fotos ou desenhos do local (deixe seu anúncio bem atrativo);
Frases de efeito que leve as pessoas a quererem conhecer o local; seja criativo!
Lembrete:
Escreva o anuncio em caixa alta;
Verifique se não há erros de ortografia; solicite a ajuda de um adulto;
Depois de tudo pronto mostre para sua família e deixe sua produção em exposição pela casa.
Alunos do 4º ano (Gamas):
Hora de fazer seu diário pessoal !!!
Tente se lembrar de um fato legal que marcou a sua vida em Curitiba; pode ser um passeio, uma festa, um amigo novo que fez, entre outros...;
Você poderá fazer a ilustração no seu diário sobre o acontecimento ou algo que faça recordar esse dia.
Preparado? Então vamos lá:
Pense em como vai chamar o seu diário (querido diário; amigo diário, pode utilizar uma saudação);
Se você lembrar da data do acontecimento, escreva-a; caso não lembre, escreva a data aproximada.
Conte no diário como foi esse dia especial.
Lembrete:
Utilize as palavras que indicam que você está falando sobre acontecimentos da sua vida; exemplo: eu/ minha, meu, nós...
Verifique se não há erros ortográficos no seu texto; solicite a ajuda de um adulto se necessário;
Depois de tudo pronto você poderá compartilhar com sua família o dia especial que registrou no diário.
Alunos do 5º ano (Deltas):
Escreva um relato pessoal, sobre um passeio ou aventura que você e sua família tiveram em Curitiba.
Lembrete:
Rascunhe as principais ideias (onde, como, com...); depois inicie a escrita do seu texto;
Não esqueça de empregar os pronomes em 1a pessoa e o verbos no pretérito; afinal você vai escrever algo do qual participou;
Escolha um título que esteja de acordo com os fatos narrados;
Releia seu texto para verificar se não á erros ortográficos, de pontuação, entre outros.
Depois de tudo pronto você poderá compartilhar com sua família a sua produção.
Que seja um tempo muito produtivo em família!
Até mais!